Fernando de Noronha (PE) divulga novo protocolo de segurança para entrada de visitantes - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Fernando de Noronha (PE) divulga novo protocolo de segurança para entrada de visitantes

A ilha de Fernando de Noronha entrará na terceira etapa de flexibilização do Turismo com adoção de novo protocolo de segurança a partir do dia 21 de dezembro. As novas medidas tem como objetivo controlar o contágio do Covid-19 no arquipélago, segundo a portaria 064/2020, publicada no Diário Oficial de Pernambuco.

Para os viajantes que não tiveram a doença, o exame agora poderá ser realizado com 48 horas de antecedência da viagem – antes, deviam ser feitas com 24 horas ou no dia do embarque. O resultado negativo, obtido através do exame RT-PCR, deverá ser apresentado ao balcão da companhia aérea quando for embarcar para ilha. Em adição, uma cópia do laudo deverá ser deixada no desembarque em Noronha.

A medida para quem já foi infectado pela Covid-19 é diferente. Nesse caso, o mesmo exame RT-PCR deverá ser apresentado com o resultado positivo realizado, no mínimo, 20 dias antes do embarque ou, no máximo, 90 dias antes. O exame reagente de IgG por sorologia (de sangue), feito, no máximo, 90 dias antes da viagem também será aceito.

As outras regras determinadas nos protocolos anteriores permanecem as mesas, como a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta, com orientações da Vigilância em Saúde do Distrito, utilização obrigatória de máscaras em ambientes públicos, o distanciamento social, uso do álcool em gel e a utilização do aplicativo Dycovid (responsável por notificar o usuário sobre possível contato de risco) durante o período de estadia na ilha.