Jardim Botânico do Rio inaugura nova trilha que ressalta a importância histórico-cultural do local
Considerado um dos mais ricos e importantes do mundo, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi fundado em 1808 por D. João, sendo famoso pela exuberância e importância de suas coleções de plantas, e agora ganhou uma nova trilha entre sítios arqueológicos.
Foto: Divulgação
Nomeada de Trilha do Patrimônio, o percurso busca reiterar a importância histórico-cultural do local, sendo composta por 11 pontos que contribuíram para a sua formação, todos abrigando traços de valor arquitetônico, cultural e histórico.
Foto: Divulgação
Segundo a arquiteta do Jardim Botânico, Léa Therezinha Carvalho, que também concebeu a trilha, este recente lançamento permitirá uma nova visão sobre o local, com camadas e camadas de edificações e de histórias, em conjunto com o espaço verde, dando uma outra dimensão e levando o olhar para outros aspectos, enriquecendo a experiência de visitação.
Foto: Divulgação
A trilha foi lançada em comemoração aos 213 anos de fundação do Jardim, e seu percurso também apresenta os principais monumentos e cinco sítios arqueológicos que contam a história da instituição, juntamente com uma exposição montada no centro de visitantes.
Foto: Divulgação
Recebendo anualmente mais de 500 mil visitantes, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é reconhecido como Patrimônio Mundial pela ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura, centralizando um dos mais importantes centros do mundo para estudos sobre botânica e a conservação da biodiversidade.
Foto: Divulgação