Ilhas-museus japonesas são ótimas opções de turismo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Ilhas-museus japonesas são ótimas opções de turismo

Shodoshima, ilha na província de Kagawa, a 650 quilômetros de Tóquio, sofreu por décadas as consequências ambientais do descarte ilegal de lixo industrial em suas águas na década de 1970. Diante dessas adversidades, o meio encontrado para ressignificar o arquipélago foi trazer a arte como atração turística e a ideia tem levado muitos turistas à conhecerem a região.

Foto: Divulgação

A transformação teve início em 1992 em Naoshima, com a abertura do Benesse House, hotel e museu de arte contemporânea em um mesmo prédio, cujo projeto foi assinado por Tadao Ando, um dos grandes nomes da arquitetura japonesa.

Foto: Divulgação

Quase três décadas depois, o roteiro abarca museus e obras a céu aberto em 12 ilhas da região, embora Shodoshima seja a maior em área, os acervos mais robustos estão em Naoshima e Teshima, a mais atingida pelo descarte ilegal de lixo. Muitas das obras são legado do Setouchi Triennale, festival de arte contemporânea realizado a cada três anos desde 2010 que recebe cerca de 1,2 milhão de visitantes em 107 dias.

Foto: Divulgação

As três ilhas só podem ser acessadas de ferry boat. Os sites Benesse Art Site Naoshima e Art Setouchi têm informações atualizadas sobre os museus e instalações artísticas em inglês.