Centre Pompidou apresenta retrospectiva do designer Ettore Sottsass com desenhos, pinturas e objetos sensoriais - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Centre Pompidou apresenta retrospectiva do designer Ettore Sottsass com desenhos, pinturas e objetos sensoriais

O Centro Pompidou de Paris está realizando uma extensa mostra sobre o designer italiano Ettore Sottsass. A coleção inclui 500 fotografias e documentos de arquivo que explicam seu processo, juntamente com 400 desenhos, pinturas e objetos únicos que narram sua vida dos anos 1940 aos anos 1980.

Foto: Centro Pompidou

Embora fosse amplamente conhecido por ter fundado o grupo de design Memphis Milano, Sottsass sempre voltou à pintura para liberar seus sentidos. Essa liberação apareceria com frequência e de maneira característica em todas as obras que ele havia criado ao longo de sua vida. Ele essencialmente trouxe a poética da arte para a disciplina muitas vezes rígida da arquitetura e do design.

Foto: Centro Pompidou

Sottsass entendeu que a utilidade de um objeto ou espaço não era o objetivo final, mas os atributos metafísicos que eles podem evocar são tão importantes. “Ettore Sottsass The Magical Object” está em exibição no Centre Pompidou até 3 de janeiro.

Foto: Centro Pompidou