Mostra exibe obras impressionantes de Leandro Erlich no CCBB RJ - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Mostra exibe obras impressionantes de Leandro Erlich no CCBB RJ

O surpreendente trabalho do artista argentino Leandro Erlich, conhecido por criar obras que brincam com a percepção de quem as contempla, pode ser conferido na exposição “A Tensão”, que ocupa o CCBB Rio de Janeiro até 7 de março.

Foto: Divulgação

Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra reúne 20 obras e instalações que criam ilusões no visitante e subvertem a realidade ao deslocar objetos e elementos arquitetônicos de seus lugares-comuns, ou seja, dos locais que costumamos encontrá-los em nosso dia a dia.

Foto: Divulgação

As obras de Leandro Erlich são estruturadas no mecanismo da dúvida. Assim, o que os olhos veem está em desacordo com o que nossa mente conhece. E o próprio nome da mostra, “A tensão”, que soa como a palavra “atenção”, se lido rapidamente, sugere essa brincadeira com a percepção dos visitantes.

Entre os destaques, está a famosa “Swimming Pool”, instalada na rotunda do CCBB Rio de Janeiro. A obra, que pode ser conferida tanto por quem está fora dessa piscina como por quem está dentro dela, cria uma sensação visual absurda. Do lado de fora, vê os outros visitantes mergulhando na piscina, com roupa e tudo. E, se estiver na parte de dentro, vai observar as outras pessoas distorcidas, como se você estivesse dentro d’água mesmo.

Foto: Divulgação

Outra atração é a instalação “Classroom”, uma sala de aula vazia que é separada dos visitantes por um vidro. Ao entrar no espaço expositivo, sua imagem é refletida nesse vidro de forma fantasmagórica, como se só a sua alma estivesse nessa escola abandonada e sinistra. Ainda há paisagens projetadas em falsas janelas, um barco e um elevador flutuantes, um salão de cabelereiro onde você enxerga a imagem de outra pessoa através do espelho e vários outros trabalhos incríveis.