Publicação faz tour virtual pelas novas vinícolas mais incríveis do mundo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Publicação faz tour virtual pelas novas vinícolas mais incríveis do mundo

Vinte e cinco vinícolas lindamente projetadas por arquitetos contemporâneos de todo o mundo formam a base de um dos novos livros mais chiques da temporada, o Wineries of the World: Architecture and Vinicultura de Oscar Riera Ojeda e Victor Deupi, publicado impecavelmente pela Rizzoli, que expõe essas vinícolas selvagens que exibem vinhos finos e design matador.

Foto: Divulgação

As vinícolas expostas no livro vão desde estruturas de última geração em Napa Valley e uma vinícola italiana nas colinas da Toscana que combina tecnologia com tradição, até uma empresa australiana na vanguarda da vinicultura orgânica, e todas são exemplos do melhor gosto em vinho e design.

Foto: Divulgação

Em vez de repetir tradições estabelecidas, mesmo antigas cultivadas ao longo de séculos em toda a Europa, os autores da publicação perceberam que a arquitetura contemporânea do vinho tornou-se uma celebração moderna do lugar, refletindo a topografia da paisagem em que uma vinícola está situada, o patrimônio agrícola, e às vezes o vernáculo regional.

Foto: Divulgação

Quanto à vinícola moderna, há poucos tipos de construção hoje que são tão universalmente estimadas e amadas, contudo, encontrados em todo o mundo onde as paisagens pastorais da Arcádia permitem o cultivo de uvas ou a viticultura.

Foto: Divulgação

Desta forma, há tantas diferenças nas instalações que acomodam a arte simples da vinificação quanto nas condições regionais, climáticas e topográficas que incentivam plantação de vinhas.

Foto: Divulgação

Essas estruturas que abrigam essas instalações de processamento exigem hoje uma maior sofisticação, pois devem também responder com mais eficiência ao consumo de energia e recursos, vida útil dos materiais e práticas de construção verde. Dai, a lista de arquitetos famosos contratados por vinícolas conhecidas desde então inclui nomes como Zaha Hadid, Renzo Piano, Santiago Calatrava, Ricardo Bofill e Lord Norman Foster, entre outros.

Foto: Divulgação