Expressões de memórias e vivências de Karin Lambrecht integram mostra em São Paulo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Expressões de memórias e vivências de Karin Lambrecht integram mostra em São Paulo

Paisagens internas da pintora Karin Lambrecht integram obras da artista que estão expostas na Galeria Nara Roesler, em São Paulo, até 18 de março. A vida da artista plástica, que se define acima de tudo como pintora, rende um livro lindamente ilustrado por ela mesma, que é uma dessas pessoas com a sorte de ter uma bela coleção de memórias.

Foto: Divulgação

Experiências vividas são essenciais para empreender nossa singular jornada, expandir o horizonte e fazer arte. De família de alemães protestantes de Porto Alegre, Karin trabalha com seu vermelho, antes terroso, carnal, sanguíneo até, agora é vibrante, e concede espaço para aguadas cromáticas com o rosa delicado e o azul celestial conforme se admira nas telas abstratas de sua recente produção, Seasons of the Soul, assim mesmo em inglês.

Foto: Divulgação

E, por isso, a nova série está disponível até 18 de março em nossa galeria de São Paulo, ao lado de um conjunto de aquarelas monocromáticas em tons de areia. As telas, lavadas por campos geométricos tintos por tons luminosos, algumas com pequeno detalhe em cobre, confrontam o vazio de cor das aquarelas com suturas bordadas em tecido diáfano. Alguns trabalhos exibem a palavra escrita, rascunhada, quase imperceptível, indicando uma paisagem exterior ou expressando uma sensação interna, que revelam estados da alma.

Foto: Divulgação

Em Porto Alegre, Karin frequentou o atelier de Iberê Camargo antes de se mudar para Berlim, experiência que definiu sua busca como jovem. Vivia no bairro boêmio de Charlottenburg, estudava na famosa HDK (Universidade de Artes de Berlim), onde presenciou palestra de Joseph Beuys. Dois anos depois, fez uma residência artística na Millay Colony, no estado de Nova York, e teve seu trabalho selecionado por não menos que Louise Bourgeois.

Foto: Divulgação

Conheceu a Amazônia profunda em uma viagem organizada pelo Instituto Goethe com artistas como Tunga, Miguel Rio Branco, Marina Abramovic. Karin é uma aventureira do mundo real, mas Karin, a pintora, sabe que pintar tange o mundo invisível do pensamento, dos sentimentos, do misticismo. Como ela mesma diz, a busca pela verdade liberta.

Foto: Divulgação

Nara Roesler fundou a Galeria Nara Roesler em 1989. Com a sociedade de seus filhos Alexandre e Daniel, a galeria em São Paulo, uma das mais expressivas do mercado, ampliou a atuação, inaugurando no Rio de Janeiro, em 2014, e no ano seguinte em Nova York.