Le Lis Blanc apresenta nova coleção em parceria com a Ecoarts Amazônia que carrega mitos da mata - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Le Lis Blanc apresenta nova coleção em parceria com a Ecoarts Amazônia que carrega mitos da mata

O mito, a mata, o rio, o mais rico ecossistema, a maior biodiversidade que abriga a Amazônia que é um dos mais ricos ecossistemas naturais com milhares de espécies e incontáveis sementes. Rica fonte de vida, ela é o tema da nova collab da marca em uma parceria inédita com a Ecoarts Amazônia, que chega com o propósito de contar histórias da floresta nativa por meio de roupas, acessórios e peças de decoração.

Desta forma, a coleção une design e natureza, sensibilidade e beleza, com impacto cultural, social e ambiental. Na cartela de cores, a crueza da palha, o ar rústico do jenipapo e a ousadia do urucum. Como detalhe, a castanha do Brasil, o açaí e outras sementes se tornam amuletos de sorte e proteção usados como base para acessórios e botões. Por sua vez, a palmeira deburiti, que é um símbolo de resistência e esperança, eternizada inclusive em poesia por Guimarães Rosa, completa a narrativa das estampas ao lado da a figura da onça-pintada e dos pássaros como a Cigana, o Pavão do Pará e o Beija-flor.

 

A representação das medicinas da floresta como sementes, frutos e plantas nativas da Amazônia, que é um conhecimento ancestral e que faz parte do patrimônio imaterial da Amazônia, é destaque através de ilustrações originais dos artistas Decourlitz e Emilio Goeldi. E, por fim, desenhos de mapas criados ao longo dos séculos 16 e 18 que alimentaram as representações dos homens, dos rios e da floresta.

Entre as peças da coleção, vestidos, chemises, calças, blusas e saias que refletem leveza e fluidez, com shapes amplos e o toque único de fibras naturais como a seda e o linho. A tradução de uma sofisticação fácil que marca o encontro entre o atemporal e o contemporâneo. E ao adquirir uma peça dessa coleção Amazônia, assegura-se a valorização da população local, da biodiversidade, bem como a preservação de milhares de árvores da floresta.

Objetos para a Casa e Acessórios da coleção Amazônia foram feitos à mão por artesãs, beneficiando comunidades no Mato Grosso, Pará e Goiás. Parte do lucro gerado com a venda da coleção é destinada ao replantio de árvores frutíferas amazônicas dentro do Projeto Floresta de Alimentos da Ecoarts. Já foram plantadas cinco mil árvores que irão capturar 700 toneladas de CO2. E tudo isso vem acompanhado por uma campanha que tem como pano de fundo todo esplendor da Amazônia mato grossense, e traz supermodelo Laís Ribeiro usando as peças com shapes amplos e o toque único das fibras naturais, disponíveis nas lojas desde quarta-feira, dia 09.