Música no Museu movimenta agenda sem fronteiras de 25 anos - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Música no Museu movimenta agenda sem fronteiras de 25 anos

A maior série de música clássica do Brasil, o Música no Museu, está comemorando seus 25 anos e a recente conquista do título de Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro. O projeto, que já atravessou as fronteiras fluminenses há bastante tempo, realiza concertos em vários estados brasileiros e inclusive no exterior para não deixar passar esse importante marco que culminou em mais de 500 concertos por ano. Por isso, movimenta uma programação especial neste mês de dezembro, que já se iniciou com dois concertos internacionais (Viena e Versalhes), contudo, programa ainda uma série natalina e em homenagem à Bach.

Música no Museu prosseguiu com as comemorações de seus 25 anos em 2022 apresentando em dezembro o “Programa Música nos Palácios”. Uns dos destaques foi a apresentação que aconteceu simultaneamente, no dia 3 de dezembro, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, e no Palácio de Versailles, em Versailles, na França. A Camerata Uerê, da Comunidade da Maré, e os musicistas franceses Dominique De-Williencourt, violoncelo, e Jean Ferrandis, flauta, tocaram juntos num concerto via satélite para as plateias daqui e de lá. Foi uma verdadeira integração Brasil-França através da música.  O projeto Música no Museu também esteve em Viena, na Áustria, no 1 de dezembro, quando a pianista brasileira Fernanda Canaud se apresentou no Petit Palais Rothschild Prinz Eugen Strasse.

Como não podia faltar, dezembro marca também a volta dos Concertos de Natal, com as obras de grandes compositores do tema apresentadas por músicos e coros diversos, mas sob o foco dos Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais – como Beethoven no mês de seu aniversário com as suas valsas e marchas completas. Uma programação que percorre vários espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro, como o CCBB, o Centro Cultural Justiça Federal, Paço Imperial, Museu da República, Clube Hebraica e o Palácio São Clemente. Em comemoração aos 25 anos do projeto e a recente conquista do título de Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro, será realizada, no dia 16/12, uma Missa em Ação de Graças na Igreja da Ressurreição seguindo-se um concerto do Sexteto do Madrigal do Leme.

Iniciada em 1997, Música no Museu se tornou a maior série de música clássica do Brasil e foi reconhecida pelo RankBrasil, a versão brasileira do Guinness Book, em virtude dos seus números expressivos. Atualmente, o programa realiza mais de 500 concertos gratuitos por ano, de norte ao sul do Brasil, com cerca de 2 mil 500 músicos/ano. E, em virtude de sua projeção, já conquistou ainda vertente internacional, levando músicos brasileiros para o exterior. Desde 2006 está em Lisboa, Portugal. Já se estendeu para várias cidades portuguesas como Porto, Aveiro, Santarem, Alcobaça e Coimbra.  Em 2015, participou dos 725 anos da Universidade de Coimbra e, em 2020, dos seus 730 anos. Ano a ano ela vem se ampliando para cidades da Espanha, França, EUA, República Tcheca, Marrocos, Índia, Alemanha, Áustria, Chile, Argentina, Vietnã, Líbano, Eslovenia e Austrália.

Nesses 25 anos de atividades, já registrou um público de mais de 1 milhão de pessoas e uma mídia espontânea em inúmeros veículos de imprensa no Brasil e no exterior, incluindo rádios, TVs, jornais impressos, revistas e veículos on-line. Já foram veiculadas matérias no New York Times, Le Monde de la Musique e na Revista TAP, distribuída nos voos, entre outras. E, neste 2022, sua programação teve início em janeiro com o “Sons do Brasil”, a música das regiões Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Em setembro, aconteceu a despedida do maior cravista brasileiro, Roberto de Regina, que aos 95 anos realizou o seu último concerto. Em outubro, foi comemorado os 100 anos de Dias Gomes, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. Desde novembro está sendo realizado ¨Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais¨, que ressalta a ampla produção musical brasileira e, no contraponto, os grandes nomes da música internacional. Com patrocínio da VIBRA ENERGIA e apoios do BTG-Pactual e Universidade Estácio de Sá, as apresentações irão acontecer até abril de 2023.

PROGRAMAÇÃO

Dia 09 (Sexta-Feira) – 19:00

Igreja da Ressurreição

Rua Francisco Otaviano no.99.

Missa em Ação de Graças pelos 25 anos de Música no Museu.

Músico: Conjunto de Flautas Doces ¨Arte em Som¨

Programa: músicas de Natal

 

Dia 14 (Quarta-feira)

Agenda Matinal – 12:30

CCBB

Rua Primeiro de Março 66- 4º. Andar- sala 26

Capacidade: 90 lugares.

Músico: Adriana Kelner, Cecilia Guimarães, Fernanda Cruz e Maria Helena Andrade, pianos. Direção Artística de Andrade.

Programa: Coleção completa de 15 Valsas (piano solo) e 3 marchas (piano a 4 mãos) de Beethoven na comemoração de seu aniversário.

 

Agenda Noturna – 18:00

Centro Cultural Justiça Federal

Av. Rio Branco, 241 – Centro

Capacidade: 80 lugares

Músicos:

Rio em Canto. Regência: Lulu Antunes.

ABSTRASSON. Regência Lucas Fernandes.

Programa: Músicas de Natal.

 

Dia 15 (Quinta-feira) – 18:00

Clube Hebraica- Salão Nobre

Rua das Laranjeiras no.346.

Músico: Oficina de Cantoria + 60, Grupo Vocal Molho Inglês e Coral do Cepel.

Regência Crismarie Hackenberg.

Programa: MPB e clássicos do Natal

 

Dia 16 (Sexta-feira) – 12:30

Museu da Justiça

Rua Dom Manuel 29

Capacidade: 50 lugares.

Músico: Conjunto de Flautas Doces ¨Arte em Som¨.

Programa: Clássicos do Natal.

 

Dia 17 (Sábado) – 18:00

Palácio São Clemente

Rua São Clemente 424- Botafogo

Capacidade: 100 lugares.

Músico: Camerata  Uerê

Programa: Clássicos do Natal.

 

Dia 21 (Quarta-feira) – 12:30

CCBB

Rua Primeiro de Março 66- 4º. Andar- sala 26

Capacidade: 90 lugares.

Músico: Luiz Bomfim, voz e Regina Lacerda, piano.

Programa: É tempo de Natal.