Mostra celebra 458 anos do Rio de Janeiro em perspectivas seculares - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Mostra celebra 458 anos do Rio de Janeiro em perspectivas seculares

A cidade maravilhosa completou 458 anos na última quarta-feira, dia 01 de março, e dentro das comemorações do aniversário do Rio de Janeiro ganha uma exposição Centro Cultural Light, no Centro do Rio, que mostra toda sua beleza em perspectivas únicas a partir de cliques únicos realizados há 100 anos pelo fotógrafo Augusto Malta que foram retrabalhadas em um projeto peculiar, iniciado há uma década.

Há 10 anos, o fotógrafo e designer Marcello Cavalcanti começava a explorar a coleção maltesa no Rio de Janeiro, observado a perspectiva diária do profissional em determinados pontos da cidade à sua época. E o resultado foi uma montagem desse mesmo foco em tempos diferentes: início do século XX e início do século XXI.

Fotógrafo da prefeitura, Malta deixou um legado de mais de 40 mil imagens da cidade, feitas entre 1900 e 1936. São considerados os principais registros do Rio antigo. Com isso, temos assim a maior crônica visual do Rio do início do século XX por Malta, que logo foi também registrada por Cavalcanti com a ideia de brincar com a peça.

Ele traçou, desta forma, os lugares exatos onde os ladrilhos foram encaixados no mesmo ângulo e começou a juntar paisagens urbanas.

O contraste entre o Rio antigo e o Rio atual virou projeto de revitalização de Augusto Malta, que começou nas redes sociais e virou exposição durante os 458 anos da cidade. Já com mais de 30 obras inéditas, será publicada em livro que abriu para pré-venda online na última quarta-feira (01), aniversário de 458 anos do Rio.

“Sou absolutamente fanático pelo Rio e sua geografia, fotografo a cidade há mais de 20 anos e neste projeto encontrei a oportunidade de mostrar para as pessoas como era a cidade antigamente e como ela é hoje. Não que tenha melhorado ou piorado, simplesmente mudou – e muito – mas acho que conhecer nosso passado nos deixa mais preparados para lutar pela preservação de nossa memória, cultura e carioquice”, completa o fotógrafo.