Grife revisita alfaiataria monumental e patrimônio da marca criada por Cristobal Balenciaga - Blog Ana Cláudia Thorpe
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Grife revisita alfaiataria monumental e patrimônio da marca criada por Cristobal Balenciaga

No mundo da moda, a pose ajuda a reforçar os looks criado pelos estilistas e, durante a Semana da Moda de Paris, que se encerra nesta terça-feira, dia 7 de Março de 2023, isso ficou bastante evidente. Durante sete dias, a capital francesa foi o cenário para os desfiles e apresentações das emblemáticas em grande estilo das coleções prontos-a-vestir femininas para a estação Outono-Inverno 2023-2024.

Um desses eventos imperdíveis foi o da Balenciaga que apresentou uma proposta versátil no trabalho do estilista Demna Gvasalia. O designer entregou uma coleção que impressiona pela riqueza de detalhes com a construção de texturas que brinca com o couro, a alfaiataria oversized, jaquetas com ombros volumosos e vestidos com muito brilho resgataram peças clássicas da história da grife com o toque excêntrico, característico de Demna.

Esta casa selvagem e maluca quebra códigos e apresenta espetáculos cada vez mais surpreendentes, desde a sua fundação por Cristóbal Balenciaga em 1917, quando a marca era completamente diferente. Cristóbal foi mensageiro da família real espanhola antes de se estabelecer em Paris antes da Guerra Civil. Na Cidade Luz, criou sua casa, cujas coleções são inspiradas no Renascimento espanhol. Ele também conseguiu desenvolver novos tecidos, kraknil e gazar, que lhe permitiram revolucionar o mundo da alta costura.

Ele cessou as operações em 1968, pouco antes de sua morte. No final dos anos 1990, a Casa de Balenciaga voltou à tona, revivida pelo modernismo criativo de Nicolas Ghesquière, que agora é o diretor artístico. Por 15 anos, o designer foi a força motriz por trás do sucesso da editora antes de se despedir da Louis Vuitton.

A coleção apresentada no domingo teve um ar clean que destacou a essência do que realmente importa: as roupas. A coleção foi apresentada em uma sala toda branca e sem celebridades na primeira fila. A alfaiataria monumental, inventada por ele há muito tempo, estava no centro das atenções, assim como o apreço pelo patrimônio cultural da marca criada por Cristobal Balenciaga.