The Rig oferece entretenimento em plena plataforma de petróleo
Arábia Saudita lançará enorme ‘parque extremo’ com tema de petróleo, tentando reduzir sua dependência do petróleo, mas isso não impediu o reino árabe de usar sua indústria petrolífera como inspiração para uma nova atração turística. O país do Oriente Médio anunciou planos para converter uma plataforma de petróleo em um “parque extremo” de 150.000 metros quadrados e resort localizado no Golfo Pérsico.
Financiado pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, o The Rig será composto por três hotéis e 11 restaurantes – um oferecendo refeições ‘submarinas’ –, espalhados por várias plataformas conectadas, além de passeios radicais e esportes aquáticos e atividades de adrenalina, como montanha-russa, bungee, jumping, paraquedismo, rodas-gigantes, toboáguas e uma pista de kart.
Os visitantes provavelmente chegarão por mar ou helicóptero no resort offshore que será o primeiro do tipo no mundo. “Este projeto é uma atração turística única, que deverá atrair turistas de todo o mundo”, refere um comunicado do PIF. Ele disse que deve ser particularmente popular entre os visitantes da região do Golfo Pérsico. Não foi estipulada uma data para a conclusão do empreendimento.
Descrito como o “primeiro destino turístico do mundo inspirado em plataformas de petróleo offshore”, a próxima atração está sendo concebida de acordo com a estratégia de longo prazo do Saudi Vision 2030, que visa reposicionar a Arábia Saudita como um dos principais destinos turísticos internacionais e diversificar sua economia. Enquanto milhões de visitantes religiosos fazem a peregrinação à cidade sagrada saudita de Meca todos os anos, as leis conservadoras do país que restringem as liberdades das mulheres, juntamente com sua história preocupante de direitos humanos, tornaram-no um destino pouco favorável para muitos visitantes internacionais.
Mas o país está determinado a se reposicionar como um hotspot global atraente que pode competir com cidades como Dubai, Abu Dhabi e Omã. O objetivo é atrair 100 milhões de turistas por ano até o final da década. No início deste ano, os planos para uma segunda companhia aérea nacional – a atual transportadora de bandeira do reino é a Saudia, anteriormente conhecida como Saudi Arabian Airlines – e para investir US$ 147 bilhões em transporte e logística ao longo de nove anos foram confirmados pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman.
A notícia do projeto The Rig chega apenas alguns meses depois que os planos para o Six Flags Qiddiya foram anunciados. O local está sendo construído como parte de uma nova cidade situada fora da capital Riade e abrigará a montanha-russa mais rápida do mundo quando for lançada em 2023. O parque temático é possivelmente uma tentativa de ajudar o país a diversificar e se afastar de sua dependência do petróleo.