Iate Clube de Ilhabela é palco da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Iate Clube de Ilhabela é palco da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela chega a 50ª edição com uma competição especial, que está marcada para os dias 23 e 30 de Julho de 2023 no Iate Clube de Ilhabela, situada no litoral norte do estado de São Paulo. Considerado o maior encontro esportivo da América Latina, o evento reúne competidores e fãs do esporte para celebrar a cultura marítima. A Semana de Vela de Ilhabela é uma tradicional competição que acontece desde a década de 1970 e já atraiu inúmeros velejadores de renome mundial, incluindo campeões olímpicos, mundiais e panamericanos, e moldou uma nova geração do esporte.

O evento começou como uma competição entre velejadores Optimist apresentando a classe de vela, e hoje reúne transatlânticos modernos competindo com barcos de cruzeiro ou regata de fim de semana como o Bico de Proa. Após a realização da primeira Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em 1969, a competição deu uma pausa e só voltou ao litoral paulista em 1974.

Desde então, tornou-se, sem dúvida, um evento anual no calendário esportivo. Nos seis anos seguintes, a competição foi realizada apenas em monotipia. Desde 1980, os veleiros oceânicos começaram a participar de regatas. “Ao longo dos anos, a Semana de Vela de Ilhabela vem se consolidando como um evento de grande importância para a cultura marítima no Brasil e na América Latina. Com regatas emocionantes, clima festivo e programação versátil, a competição atrai um público cada vez maior, incluindo velejadores profissionais aos turistas interessados ​​em explorar o mundo da vela”, disse o Diretor de Vela da YCI, Mauro Dottori.

Estão previstas para a edição de 2023 as classes HPE30, ORC, Classics, C30, RGS, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicasco, VPRS e HPE25. a semana Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece diversas atividades culturais e sociais dentro e fora do Ilhabela Sailing Club, como espetáculos, exposições e palestras.

A competição começa no domingo, 24 de julho, com a tradicional regata Boresten Alcatrazes – 100 anos do Veleiro Atrevida – Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte de São Paulo. Ao longo da semana, a organização organiza regatas, dependendo das condições de mar e vento, que podem ser no canal de São Sebastião ou nas pistas norte e sul da ilha.

Segundo Cuca Sodré, responsável técnico pelas regatas, o objetivo este ano é reunir até 150 barcos nas provas técnicas e festivas. “A Semana Internacional de Vela de Ilhabela é um encontro de gerações. Todo mês de julho podemos ver os ídolos do nosso esporte competindo no mesmo percurso com velejadores experientes de diferentes idades e tipos de barcos. Competimos pessoas em veleiros básicos, classe olímpica e até mesmo barcos de alta tecnologia. As inscrições estão abertas no site oficial do evento: https://sivihabela.com.br/inscricoes/