Conheça ilhas paradisíacas localizadas no Sul do país para se apreciar - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça ilhas paradisíacas localizadas no Sul do país para se apreciar

O Sul oferece muito mais aos visitantes que somente frio com opções incríveis de praias que vão além das tradicionais faixas de areia que não ficam a desejar aquelas famosas no Nordeste e no estado do Rio de Janeiro, que são verdadeiros paraísos. Existem cinco ilhas paradisíacas com suas mais variadas atrações para descobrir no sul do país O Sul oferece aos visitantes opções incríveis de continente litorâneo.

O litoral do Sul do país proporciona destinos surpreendentes que não contemplam a famosa Florianópolis ou mesmo o charme de Bombinhas, Imbituba, Balneário Camboriú e outras praias badaladas de Santa Catarina. Esses são destinos já consagrados que oferecem estrutura turística, água cristalina e muito agito há anos. Mas, há lugares paradisíacos que ficam longe dos continentes – ou nem tanto, que são ilhas que mais oferecem a estrutura de visitas diárias ou mesmo sazonais.

Praia do Rosa – Imbituba

 

Além disso, o Brasil possui três capitais insulares: as já citadas Floripa, Vitória (ES) e São Luis (MA), e isso só prova o quanto o turismo precisa ser incrementado nesses pequenos paraísos. Por isso, vale assim conhecer cinco ilhas paradisíacas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para o seu roteiro, que são algumas especialidades que farão você conhecer melhor o litoral desta região.

Ilha do Mel (PR) – Localizada no município de Paranaguá, a ilha possui 25 km de praias, algumas delas bastante desertas. É um dos destinos mais importantes do Sul e também faz parte da rota oficial dos banhistas. Oferecendo uma estrutura ideal para o turismo, o local é famoso por suas águas cristalinas e pela abundância de golfinhos que podem ser vistos a olho nu. Durante a estação calma, julho e agosto, a ilha recebe o festival Jazz on the Island, que é um tradicional festival de jazz.

Ilha das Peças (PR) Peças ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​é outra conhecida pelo turismo comunitário, onde famílias locais oferecem hospedagem, alimentação e venda de artesanato. São mais de 18 quilômetros de praias desertas e muitos ecoturismos e restaurantes que servem o melhor da comida caiçara e se destaca como um santuário para golfinhos, raias e botos, a Ilha das Peças é um destino ideal para quem gosta de paz e contato com a natureza.

Ilha de São Francisco do Sul (SC) é a segunda maior ilha do estado de Santa Catarina, e é ligada ao continente por uma ponte, e atravessando-a você encontra uma cidade para todos os gostos. Há um total de nove praias, viz. Praias tranquilas e agitadas para surfistas, todas com águas cristalinas e muitas paisagens naturais para curtir além das dunas.

Ilha do Campeche (SC) é uma ilha com águas mais claras, azuis e calmas está localizada próxima a Florianópolis e é um dos mais importantes sítios arqueológicos do estado, com inscrições rupestres que datam de mais de 5.000 anos. Por isso, está tombado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN.

Ilha dos Marinheiros (RS) A 7 km de Porto Alegre, fica no meio da famosa Lagoa dos Patos, local que preserva construções e ruínas da época colonial portuguesa. Além disso, o local possui – corretamente – uma lagoa dentro da ilha, que pode ser acessada pelas dunas de areia, que ficam ao lado de um santuário conhecido localmente. Lá, não deixe de experimentar a famosa Jurupinga, bebida típica local, e comer morangos orgânicos produzidos localmente.