Do Norte ao Sul do Brasil, conheça cidades com o estilo do Velho Continente - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Do Norte ao Sul do Brasil, conheça cidades com o estilo do Velho Continente

O Brasil reserva diversos encantos naturais, mas há também a beleza importada pela imigração de colonos europeu que chegaram do Velho continente e transformaram províncias brasileiras, agregando o charme europeu. Esses são roteiros que trazem diversas perspectivas para quem quer focar no turismo no próprio Brasil, desbravando diversos lugares em que o envolvimento com países da União Europeia é grande. E, por isso, quando o assunto é viajar dentro do país, eles trazem um vislumbre do que poderia até ser uma viagem internacional.

Por exemplo, existe uma cidade no Brasil que preserva as tradições ucranianas. Trata-se de Prudentópolis (PR), localizada a 173 km de Curitiba. Os descendentes de imigrantes preservaram sua cultura como um portal ucraniano na entrada da cidade. Prudentópolis tem arquitetura típica da Ucrânia, além de tradições na mesa (o khrin, conserva de raiz-forte e beterraba; os pierogi, pastéis recheados com batata e nata; e a borcht, sopa de beterraba); e no artesanato, com pêssankas, ovos pintados à mão.

pRUDENTÓPOLIS – 2011 . Foto: Arnaldo Alves/ANPr

Fundado pelo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que deu nome à cidade, em 1850, Blumenau fica no Vale do Itajaí e é o terceiro município mais populoso do estado, com 362 mil habitantes. Ele tem forte vínculo com a cultura alemã, inclusive, a maior festividade de Blumenau é a Oktoberfest – segunda maior festa de cerveja do mundo, que acontece sempre em outubro, durante 17 dias.

 

Situado a 30 km de Blumenau, Pomerode é outro município do Vale do Itajaí que concentra forte tradição alemã. Muitos são descendentes de alemães que chegaram no século XIX à região. Chamada de “cidade mais alemã do Brasil”, tem bela arquitetura germânica. Antigo lar de índios carijós, Pomerode foi fundada como colônia de imigrantes alemães em 1863. Foi formada por imigrantes holandeses que fugiram da II Guerra Mundial.

 

Campos do Jordão (SP) está situado a 40 km de Taubaté. Ela foi fundada em 1874 e tem 52 mil habitantes. Como fica a 1.628m de altitude, o clima frio é um atrativo para visitantes para a cidade que também tem belas construções e promove passeios que enaltecem esse estilo europeu. O Festival de Inverno de Campos do Jordão é uma das principais festividades da cidade e apresenta música erudita no mês de julho.

 

Timbó (SC) – A 184 km de Florianópolis, tem construções típicas da Europa e uma beleza natural com cachoeiras e cânions. Colonizada por alemães e italianos, promove a Festa do Imigrante, com bailes, comida típica e artesanato dos dois países.

 

Castro (PR) – Fundada por imigrantes holandeses, a chamada Castrolanda tem uma colônia que preserva suas origens neerlandesas. Tem o Grupo Folclórico Holandês e o Museu dos Imigrantes, além de artesanato típico e um dos maiores moinhos de vento do mundo, assinado pelo arquiteto Jan Heijdra.

Domingos Martins (ES) – A 80 km de Vitória, foi colonizada por alemães e preserva sua origem no Museu da Colonização Alemã. Mas também tem traços das culturas portuguesa, francesa e italiana.


Paraty (RJ) – Fica no Sul Fluminense e tem casarões coloniais típicos dos portugueses, igrejas dos séculos XVIII e XIX e calçadas de pedras que dão charme especial ao centro histórico. Tem belezas naturais, faz passeios de barco e promove eventos culturais: Festival da Cachaça e Flip (Festa Literária Internacional).

Penedo (RJ) – Principal colônia escandinava no Brasil, tem bela arquitetura e ótimas opções de chocolate e sorvete finlandeses. Dentro da chamada Pequena Finlândia está a Joulupukin Suklaa (Chocolate do Papai Noel), incluindo fondues que fazem sucesso.

Penedo (AL) – A Penedo de Alagoas, fundada no século XVI por colonizadores portugueses, possui um centro histórico charmoso com arquitetura europeia. Destaque para as igrejas dos séculos XVII e XVIII, além de museus. Implantaram sua cultura, que foi preservada pelos descendentes.

Alcântara (MA) – A cidade histórica, que preserva mais de 300 construções coloniais, fica a 100 km de distância de São Luís. A forte influência dos portugueses pode ser vista nas igrejas, casas e palácios, onde alguns, inclusive, ainda possuem azulejos importados de Portugal que foram utilizados no século XVIII. Com paisagem natural, o lugar também é propício para o ecoturismo.

Bento Gonçalves (RS) – Com paisagens que lembram a região da Toscana, a cidade foi colonizada por italianos. Habitado originalmente por índios caingangues, foi colonizado por imigrantes açorianos, alemães e italianos, que influenciaram fortemente a arquitetura e a culinária da região.