Descubra a beleza da simplicidade de Alter do Chão, vila encantadora no Tapajós - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Descubra a beleza da simplicidade de Alter do Chão, vila encantadora no Tapajós

Alter do Chão é uma vila encantadora localizada às margens do Rio Tapajós, no coração da Amazônia. Com diversas opções de hospedagem, é possível encontrar acomodações para todos os gostos e bolsos. Distrito brasileiro do estado do Pará, a vila ganhou fama, por mais de dez anos, quando um artigo no jornal inglês The Guardian apelidou a pacata vila de “Caribe Amazônico” e a classificou entre as praias mais bonitas do Brasil, mesmo estando longe do mar. Durante a estação seca, de agosto a fevereiro, ilhas e faixas arenosas emergem ao longo das margens do Tapajós.

Até alguns anos atrás, Alter era um destino de “raízes”, mas nos últimos anos, o número de casas de férias confortáveis e alojamentos aumentou em torno da aldeia. Em áreas cercadas pela floresta amazônica, chalés com poucas paredes que se conectam com a natureza e convidam macacos e pássaros a entrar são uma tendência. Mais perto do centro, onde os passeios começam, as acomodações não negligenciam a pegada sustentável. Em muitos casos, a decoração foi pensada para contemplar o artesanato indígena e ribeirinho. Abaixo, veja uma seleção de lugares para ficar em Alter do Chão:

Gramado delicioso, redes na varanda, telhados de palha e pias feitas por artesãos ribeirinhos: não há dúvida de que a hospedagem está localizada em um destino amazônico – mais precisamente, a 900 metros do centro de Alter do Chão. Existem três opções de quartos na Casa Saimiri: a cama queen-size é ideal para casais; o “triplo padrão” pode ser configurado para um casal e uma única pessoa ou para um trio de viajantes que querem dormir em camas de solteiro. Já a de quatro pessoas é uma pequena casa de dois andares com uma sala de estar, duas camas de solteiro no piso térreo e a cama de casal no andar de cima.

Em torno de um grande quarto compartilhado, os diferentes quartos da pousada acomodam casais, grupos e famílias de até quatro pessoas, incluindo uma opção econômica com quartos menores. Os proprietários, o casal Cleiton e Odilon, são atenciosos e oferecem serviços como organização de passeios, aluguel de bicicletas, traslados e massagens. A tapioca invertida no café da manhã é um sucesso. A pousada fica a cerca de 10 minutos a pé do centro e, além da elogiada hospitalidade, os hóspedes também se apaixonam pelo carisma de Elza, a gata.

Uma das opções mais charmosas é a Vila de Alter, uma pousada boutique localizada um pouco longe do centro do distrito, mas compensada pelo contato direto com a natureza. A vila é composta por seis bangalôs de madeira construídos com técnica tradicional ribeirinha, distribuídos em uma mini-floresta de 5.000 metros quadrados. As áreas comuns são abertas e integradas na floresta, proporcionando uma sensação de tranquilidade e paz. Os hóspedes são recebidos com um formulário de pré-check-in, permitindo uma estadia mais personalizada. O pequeno-almoço é servido na varanda do bungalow, com uma vista deslumbrante para o Lago Verde.

Outra opção charmosa é a Casa da Árvore, uma das acomodações mais desejadas do Brasil em 2022, segundo o Airbnb. A casa está localizada no meio da floresta amazônica e é feita inteiramente de madeira. Os ambientes abertos, decorados com muitas redes e artesanato indígena, são divididos em dois andares, com mirante no último andar, de onde se pode admirar a extensão verde da área de preservação ambiental.