Descubra sabores afetivos na Cantina do Claude - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Descubra sabores afetivos na Cantina do Claude

Claude Troisgros, o famoso chef francês radicado no Brasil, acaba de inaugurar a Cantina do Claude, um novo espaço anexo ao seu restaurante Chez Claude, no Leblon. Com um menu 100% novo e preços animadores, a cantina italiana traz receitas inéditas que priorizam os antepastos para o compartilhamento.

Foto: @boracomer__

Ao entrar no espaço, o cliente encontra um grande balcão aberto na lateral, mesinhas de toalha em xadrez vermelho e branco, pequenos abajures vermelhos de led e um cardápio com 27 opções, todas na casa dos dois dígitos, algo raro em endereços do gênero. As entradas, como os mexilhões gratinados com alho e salsa, o polvo grelhado de la nonna com tomates e batatas, a bruschetta alla putanesca com burrata rasgada e a polenta de milho vermelho orgânico crioulo com gema curada e pecorino, são recomendadas para compartilhar na mesa ou como prato individual.

Foto: @boracomer__

No menu de “piatti”, há opções como o espaguete à carbonara com pancetta e mortadela, o macheroni cacio e pepe que leva gim no molho, com petit pois e pecorino, e o orecchiette celestiano com vôngole e camarão, massinha artesanal de grano duro, com caldo aromático para se usar a colher, os frutos do mar em pedacinhos e toques sutis de couve de bruxelas.

Foto: @boracomer__

Na sobremesa, o destaque é o leve e reconfortante tiramisù, uma espécie de chantilly de mascarpone que leva gema, masala e outros segredos, de textura e sabor encantadores, com biscoito caseiro de café quebrado por baixo, cacau em pó e calda feita com chocolate belga 70%. Segundo Claude, essa é uma homenagem à receita do falecido chef italiano Alessandro Cucco, que fez história no Rio à frente da Osteria Dell’Angolo, com toques característicos da cozinha do Chez Claude e o auxílio luxuoso da chef Jessica Trindade, que ali toma conta do pedaço.

A veia italiana sempre esteve presente na história carioca de Claude, que gosta de lembrar da mãe nascida na Itália e da avó italiana, a “mémé Forte”, que era cozinheira durante sua infância. Com a Cantina do Claude, ele aposta em uma cantina italiana descontraída e animada no coração do Leblon. O espaço conta ainda com a Mesa do Lado, um jantar exclusivo com cozinha aberta, trilha sonora e projeções visuais por todos os cantos, e enfeites cenográficos, como um varal de roupas que dá charme e aconchego ao ambiente.

 

Com receitas inéditas e preços animadores, a Cantina do Claude é o lugar ideal para quem busca um sabor afetivo e descontraído na culinária italiana.