Conheça Salta, um destino turístico competitivo e encantador - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça Salta, um destino turístico competitivo e encantador

Salta é uma cidade localizada na região noroeste da Argentina e é considerada o terceiro destino turístico mais competitivo do mundo, de acordo com um estudo realizado pela Singerman & Makón. A região é conhecida por sua oferta de vinho, gastronomia, aventura e cultura.

A província de Salta se destaca como o destino turístico mais competitivo da Argentina, em comparação com outros 28 destinos em todo o mundo. Ela conquista o primeiro lugar na categoria gastronomia e o terceiro lugar em hotéis e city tours. O Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur) da Argentina tem apostado na região como um importante destino turístico.

Foto: Mary Ellen Aquino

Os vinhedos de Salta são um grande atrativo, com alguns dos vinhedos de maior altitude do mundo, situados a mais de 3.000 metros acima do nível do mar, entre os imponentes picos da Cordilheira dos Andes. As uvas tintas Malbec e Torrontes, conhecidas pela alta qualidade dos vinhos argentinos, são as principais variedades cultivadas na região. O clima peculiar de Salta, com amplitudes térmicas diurnas significativas, contribui para a produção de vinhos de sabor intenso, acidez equilibrada e maturação fenólica.

A história da região vinícola remonta ao século XVI, quando os missionários jesuítas começaram a cultivar vinhas com sementes de uvas do Peru. As condições climáticas favoráveis foram fundamentais para o sucesso desses primeiros vinhedos. Além disso, as altas colinas da região proporcionam aromas deliciosos e cores intensas às uvas.

Foto postada em Viajando em Argentina

Conhecida como Salta la Linda, a cidade oferece aos visitantes a oportunidade de vivenciar a cultura quechan e andina, além de saborear pratos típicos regionais, como as empanadas, consideradas as melhores do país. Espalhadas pelo fértil Vale Calchaquí, as sub-regiões vinícolas mais importantes de Salta são Cafayate, Cachi e Molinos. Cafayate é o principal produtor de vinho, abrigando cerca de 60% dos vinhedos do vale. Já os vinhedos de Molinos estão localizados a até 3.000 metros acima do nível do mar, chamando a atenção pela alta qualidade dos vinhos produzidos e pelo terroir único.

Além dos atrativos relacionados ao vinho, gastronomia e cultura, Salta oferece uma natureza exuberante. A região conta com três Parques Nacionais: Baritú, El Rey e Los Cardones. Há inúmeras oportunidades para explorar a área, como passeios a cavalo, travessias em veículos 4×4, rafting, trekking, montanhismo no vulcão Llullaillaco, ciclismo, tirolesa, bungee jumping, entre outras atividades emocionantes.

Foto postada em Viajando em Argentina

Dois pontos turísticos imperdíveis em Salta são o sítio arqueológico de Tastil e o Trem nas Nuvens, uma das três maiores ferrovias do mundo, que atinge a impressionante altitude de 4.200 metros. A cidade é facilmente acessível a partir de São Paulo, com voos diretos operados pela Aerolineas Argentinas três vezes por semana (segundas, quartas e sábados), facilitando a visita dos turistas.

 

Salta é um destino completo que combina vinho, gastronomia, aventura e cultura em uma paisagem deslumbrante. Sua posição como o terceiro destino turístico mais competitivo do mundo é uma prova do seu potencial para encantar os visitantes com suas experiências únicas e memoráveis.

 

Imagem de Destaque: Foto postada em https://www.brasilfashionnews.com.br