Conheça o Steam Deck, um console portátil e PC completo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça o Steam Deck, um console portátil e PC completo

O Steam Deck é um console portátil fabricado pela Valve, gigante do segmento de jogos eletrônicos. Lançado no início do ano passado, o dispositivo chamou a atenção por sua capacidade de rodar jogos de PC com bom desempenho na palma da mão. Além disso, ele funciona como um PC completo, executando o SteamOS, baseado no Arch Linux, e oferecendo a possibilidade de ser utilizado como um computador sem a necessidade de conectar a um monitor ou periféricos.

Imagem: Ivo Meneghel/Canaltech

A Valve lançou a “Docking Station” para o Steam Deck, ampliando sua conectividade e permitindo o uso do aparelho como um PC em tempo integral. A Docking Station possui recursos como encaixe para o Steam Deck, portas USB-A 3.2, conector RJ-45 para cabo de rede, porta HDMI e porta USB-C para cabo de energia. A utilização da Docking Station oferece maior comodidade ao manter o dispositivo sempre ligado na tomada.

Imagem: Ivo Meneghel/Canaltech

Ao conectar teclado USB e monitor à Docking Station e ligar o Steam Deck, é possível alternar entre o modo de jogo (interface SteamOS) e o modo desktop (baseado no Arch Linux com o ambiente gráfico do KDE). O sistema operacional vem pré-instalado com alguns aplicativos, como editores de texto, visualizador de imagens, navegador Mozilla Firefox, entre outros. A loja de apps do Arch Linux integrada ao Steam Deck facilita a instalação de programas populares, como Slack, Microsoft Edge, Spotify, WhatsApp Desktop, entre outros.

Imagem: Ivo Meneghel/Canaltech

Para tarefas de trabalho, é possível utilizar o Steam Deck como um PC completo. Apps como Google Docs, Microsoft Edge e editores de imagem estão disponíveis para instalação. O Steam Deck também suporta a instalação do LibreOffice ou o uso do Office online da Microsoft para suíte de escritório. Além disso, é possível utilizar webcams e microfones externos para videochamadas e comunicação por meio de aplicativos como Slack.

Imagem: Ivo Meneghel/Canaltech

O Steam Deck surpreendeu em termos de desempenho para jogos no modo desktop. Mesmo não sendo jogos recentes, títulos como Tropico 6, Dirt Rally e FEAR 3 rodaram com resoluções acima do padrão para a tela do dispositivo. Jogos mais pesados, como Dirt Rally, rodaram em Full HD com qualidade gráfica média, apresentando ótima fluidez.

Imagem: Ivo Meneghel/Canaltech

É possível instalar aplicativos de streaming, como Spotify, Netflix e Amazon Prime Video, por meio de plataformas de empacotamento alternativas, como Snap e Flathub. A qualidade de reprodução varia, mas é possível assistir conteúdo em HD. O Steam Deck também oferece opções de saída de som, como alto-falantes internos e conexão para fones de ouvido.