Espumante inglês chega ao Brasil com elegância real - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Espumante inglês chega ao Brasil com elegância real

O Brasil recebeu com entusiasmo a chegada do primeiro espumante inglês importado, inaugurando uma tendência apreciada mundialmente. O Gusbourne Exclusive Release Brut 2018, no valor de R$ 499, é o protagonista dessa novidade, trazendo consigo a fama e a qualidade dos espumantes britânicos. A vinícola Gusbourne é conhecida por elaborar rótulos para a loja oficial do Palácio de Buckingham, tornando-se uma escolha popular entre aqueles que procuram produtos chancelados pela realeza.

Os espumantes Gusbourne ganharam destaque nos dois últimos grandes eventos reais: o Jubileu de Platina da rainha Elizabeth 2ª, celebrado em 2022, e a coroação de Charles, o atual Rei Charles 3º. Nessas ocasiões, foram lançadas edições especiais dos espumantes Gusbourne, cujas primeiras vinhas foram plantadas em 2004. A família real tem endossado a fama e a qualidade dos espumantes britânicos em cerimônias palacianas, como o brinde do Blanc de Blancs da vinícola Ridgeview oferecido por Charles ao presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, em novembro do ano passado. Em 2011, Elizabeth já havia concedido a mesma honra ao então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, optando por um rosé borbulhante da mesma casa.

O Gusbourne Exclusive, que agora chega ao Brasil, é elaborado a partir das uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. Descrito como intenso, delicado e com notas amanteigadas, o espumante possui excelente acidez, segundo Flavia Rosa Matté, sommelière da Divvino, ecommerce e clube de vinhos da rede de supermercados Angeloni, responsável pela importação do produto. A especialista destaca que o perfil do Gusbourne Exclusive é muito próximo aos vinhos espumantes de Champagne, conferindo-lhe um grande apelo de vendas.

Além do Gusbourne Exclusive, a Divvino anuncia a chegada em breve do rótulo Brut Reserve Royal Collection, e adianta que mais importações de espumantes Gusbourne estão previstas até o final de 2023. O lançamento de um rosé também está nos planos do grupo. Essa novidade atrai tanto os apreciadores de vinhos que buscam produtos com história e renome, como aqueles que desejam ampliar seu repertório sensorial. A indústria de espumantes no Reino Unido tem crescido consideravelmente nos últimos anos, despertando a curiosidade de muitos, que especulam se os “english sparkling wines” podem rivalizar com os tradicionais Champagnes. O Gusbourne Exclusive é uma oportunidade para descobrir o que esses espumantes britânicos têm de tão especial.