Catena Zapata é eleita a Melhor Vinícola do Mundo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Catena Zapata é eleita a Melhor Vinícola do Mundo

A vinícola familiar Catena Zapata, localizada em Mendoza, Argentina, foi eleita a melhor vinícola de enoturismo do mundo pelo prêmio World’s Best Vineyards 2023. Fundada em 1902, a Catena Zapata desempenhou um papel pioneiro no ressurgimento da uva Malbec na Argentina, revolucionando os vinhos desse tipo. Além da qualidade dos rótulos, o ranking avalia diversos aspectos que originaram para a experiência do visitante, como os passeios, infraestrutura, gastronomia, degustação, localização e vista.

Entre as experiências oferecidas aos visitantes estão os passeios pela vinícola e a degustação de cinco vinhos “harmonizados” com diferentes estilos musicais na opção “Vinho & Música”. Em março de 2023, a Catena Zapata inaugurou o Angélica – Cocina Maestra, seu primeiro restaurante, seguindo o conceito “wine-first”, onde o vinho é central e não apenas um complemento à comida, com uma arquitetura inspirada nas vilas italianas.

Na lista das 50 melhores vinícolas do mundo, outras destacadas foram a espanhola Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal, que conquistou a segunda posição pelo terceiro ano consecutivo. Localizada em Rioja, uma construção icônica com paredes inclinadas e janelas em ziguezague projetadas por Frank Gehry também abriga um hotel e um restaurante estrelado Michelin, comandado pelo chef Francis Paniego.

A chilena VIK ficou em terceiro lugar e é conhecida por sua arquitetura com telhado metálico e ondulado, que contrasta com a paisagem remota do Vale do Cachapoal. Além da vinícola, há um hotel com quartos de vidro, spa com tratamentos à base de vinho e restaurantes que enfatizam a culinária orgânica.

A sul-africana Creation ocupa a quarta posição e se destaca por estar localizada na cordilheira Hemel-en-Aarde, na província Floral do Cabo. Além de oferecer uma vista espetacular, a Criação é uma das vinícolas com maior biodiversidade do mundo, abrigando, por exemplo, leopardos em seus arredores. A vinícola é inovadora, utilizando energia solar e oferecendo uma ampla oferta de refeições veganas em seu restaurante.

É importante ressaltar que a América do Sul teve 15 vinícolas classificadas no ranking, sendo sete chilenas, seis argentinas e duas uruguaias. Notavelmente, nenhuma vinícola brasileira entrou na lista. Essas vinícolas premiadas do mundo representam destinos imperdíveis para os amantes do vinho e turistas em busca de experiências enoturísticas únicas.