Em experiência única, Tropigalpão reúne galerias de SP e MG com mostras únicas - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Em experiência única, Tropigalpão reúne galerias de SP e MG com mostras únicas

O Tropigalpão, localizado na Glória, Rio de Janeiro, está abrigando uma experiência única que reúne quatro renomadas galerias de arte de São Paulo e Belo Horizonte. Nessa colaboração inédita e autônoma, mais de 60 obras de 20 artistas brasileiros são apresentadas ao público. A exposição, intitulada “Show!”, abrange pinturas, objetos e instalações organizadas em núcleos temáticos e estéticos, proporcionando aos visitantes uma rica imersão na diversidade da arte contemporânea nacional.

Entre os artistas em destaque estão Adriana Coppio, Carmézia Emiliano, Elvis Almeida, Isa do Rosário, Juan Casemiro, Lourival Cuquinha, Luana Vitra, Luciana Maas, Nilda Neves, Raphaela Melsohn, Yan Copelli e Wallace Pato, entre outros talentos criativos. Além disso, a mostra incorpora a participação do coletivo ainda.brasil, que apresenta colaborações com artistas notáveis, e uma publicação inédita de Yan Copelli.

Dominque Gonzalez-Foerster

Uma atração adicional é o Atelier Xakra, situado nas montanhas de Minas Gerais, cuja expertise se baseia na cerâmica e no alimento. Em parceria com o cozinheiro Bruno Araujo, eles oferecem o “BISTRÓPICA”, um restaurante com experimentações culinárias que incluem produtos de fermentação natural e ingredientes locais.

Elvis Almeida

No segundo andar do Tropigalpão, a renomada artista e educadora francesa Dominique Gonzalez-Foerster apresenta sua exposição individual “Incorporama”. Com curadoria de Pablo León de la Barra, a mostra oferece um panorama de corpos em miniatura inspirados por personagens reais e fictícios que cativam e inspiram a artista ao longo dos anos.

Juan Casemiro

Essa colaboração única entre galerias e a exposição individual de Dominique Gonzalez-Foerster transformam o Tropigalpão em um ponto de encontro imperdível para os amantes da arte contemporânea. As exposições estarão abertas ao público até 18 de outubro, com horários variados de visitação, proporcionando uma oportunidade única de apreciar a diversidade e a criatividade da arte brasileira contemporânea. A entrada é gratuita.

Rafael Bqueer – Foto Ana Pigosso

SERVIÇO

Exposições Show! e Incorporama
Tropigalpão (Rua Benjamin Constant, 118 – Glória)
Abertura: Dia 12 de setembro, das 14h às 22h
Horário de funcionamento:
Terça-feira, das 14h às 22h
Quarta-feira, das 11h às 21h
Quinta, sexta e sábado, das 12h às 21h
Domingo e segunda, das 12h às 18h

 

* Imagem em Destaque: Quadro de Wallace-Pato