Coluna Decorando com Graciely Nery - Porcelanato: Decifrando Acabamentos e Escolhendo com Sabedoria - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna,  Notícias

Coluna Decorando com Graciely Nery – Porcelanato: Decifrando Acabamentos e Escolhendo com Sabedoria

Porcelanato, sem dúvidas, é o revestimento mais utilizado atualmente! É escolha garantida em toda reforma ou construção.  Mas, diante de tantas opções, qual escolher? O que devo levar em consideração?

Você sabia que os porcelanatos têm vários tipos de acabamentos? Conhecer essas características e especificações, garante a escolha correta diante de tantas opções ofertadas no mercado. É fundamental assim a análise do espaço, considerando onde será instalado – com as informações sobre seu funcionamento e necessidades-, pois, cada ambiente tem uma necessidade especifica, sendo essencial saber quem vai fazer uso e como!

Crédito Divulgação/Graciely Nery

Por exemplo, será revestimento para área interna ou externa? Quem são os moradores? Terá banheiro infantil? A residência é de uma pessoa idosa? Então, como se pode observar, precisamos estar atentos e prever cuidados na especificação mínima dos revestimentos. Os porcelanatos, de maneira geral, podem ser polidos, acetinados, antiderrapantes ou com acabamento natural, atentando-se que cada fabricante pode nomear uma mesma superfície de maneira diferente.

O polido é aquele que tem o acabamento mais refletivo, com brilho intenso, que dá o efeito espelhado. Tem a superfície mais lisa e escorregadia e jamais indicado para áreas molhadas. Por isso, não é a escolha correta para áreas de circulação de idosos ou criança, assim como também não são indicados para áreas públicas, com grande circulação de pessoas por ser bastante escorregadio. Desta forma, são geralmente mais indicamos para pisos de residências, diante da preferência do cliente, e paredes de áreas molhadas.

Crédito Divulgação/Graciely Nery

Para os pisos de áreas internas molhadas, os acetinados são uma ótima pedida! Tem um brilho mais suave, proporcionando uma aparência mais discreta e contemporânea, além de oferecer uma melhor aderência. São super indicados para áreas infantis, residências de praia ou campo, e nas urbanas. São assim sempre uma escolha excelente. Além de ter uma infinidade de opções para todos os estilos, eles garantem a utilização dos espaços com mais segurança. Porém, é importante destacar que algumas marcas tratam acabamento acetinado por satin.

Também temos o acabamento natural. Este tipo de porcelanato tem uma textura que imita materiais naturais, como pedra ou madeira, que oferece um visual mais rústico e autêntico. Eles têm menos textura que os antiderrapantes, mas apresentam mais aderência que o acetinado.

Crédito Divulgação/Graciely Nery

E por último temos os porcelanatos resistentes ao escorregamento. Este tipo é uma superfície antiderrapante, ideal para áreas molhadas ou externas, onde a segurança é uma preocupação. São mais ásperos e retem mais manchas pela rugosidade de seu acabamento.

Então, como vemos, todos os tipos de piso têm suas vantagens e desvantagens, com suas próprias características estéticas e funcionais. A escolha depende do estilo desejado e das necessidades do ambiente.  Mas, o importante é ter o acompanhamento de um profissional da área, um arquiteto, para garantir excelência nas escolhas!

 

 

SERVIÇO

Graciely Nery
Arquitetura Comercial, Residencial e Interiores
Graciely Nery Arquitetura
F: (81) 988215587 30400131

 

* O Blog Ana Cláudia Thorpe se isenta de qualquer responsabilidade pelo conteúdo do texto, fotos, cabendo esta, de modo exclusivo, ao Colunista.