Champagne Lallier revela Réflexion R.020 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Champagne Lallier revela Réflexion R.020

Dominique Demarville, o renomado mestre de adega da França, surpreendeu o mundo do vinho ao trocar sua posição na Veuve Clicquot por uma aventura menos conhecida na propriedade Champagne Lallier, em Aÿ, França. Após 13 anos de experiência, sua decisão de se afastar de uma grande equipe de enólogos em favor da produção prática de vinho deixou muitos atônitos.

Agora, como diretor em Lallier, Demarville está introduzindo uma nova visão para a marca com o lançamento do Réflexion R.020. Este champanhe multi-vintage marca uma mudança significativa em relação aos tradicionais cuvées não vintage, baseando-se principalmente na excepcional safra de 2020. Demarville enfatiza que esta abordagem é distinta, privilegiando uma única colheita, o que confere ao vinho uma identidade singular.

Foto/ Fonte: IG/ @champagne_lallier

Com o número da safra dominante indicado na garrafa, o R.020 é composto por 81% de uvas de 2020, proporcionando aromas frutados e florais, complementados por uma leve salinidade. Os restantes 19% provêm das safras de 2018 e 2019, acrescentando maior intensidade e profundidade ao blend.

Ao contrário de muitos champanhes multi-vintage que dependem fortemente de vinhos de reserva para manter a consistência, Demarville destaca que na Lallier, a busca não é pela uniformidade, mas sim pela expressão autêntica de cada safra. Isso se reflete na pequena variação entre as iterações do Réflexion.

Foto/ Fonte: IG/ @champagne_lallier

O R.020 é a décima versão deste cuvée e a primeira a apresentar uma predominância de chardonnay, com 51% do blend. As condições climáticas favoráveis de 2020 resultaram em uvas maduras colhidas cedo para preservar a frescura e a acidez, contribuindo para a delicadeza e pureza características dos vinhos Lallier.

Na degustação, o Réflexion R.020 cativou com uma mousse fina e aromas vibrantes de limão, baunilha e tomilho seco. Sua entrada fresca revelou notas de limão, maçã verde e kumquat, enquanto o final sofisticado apresentava nuances de croissant e ervas verdes, tudo envolto em uma textura refinada e plena.

Foto/ Fonte: IG/ @champagne_lallier

Demarville enfatiza que a robustez da safra de 2020 garante um envelhecimento lento e elegante para o R.020, sugerindo que o vinho continuará a evoluir nos próximos 10 a 12 anos. Este é um passo importante para colocar a Lallier no radar dos conhecedores de vinho, mostrando que sob a orientação de Demarville, a marca está pronta para conquistar seu lugar entre os grandes nomes do champanhe.

Foto/ Fonte: IG/ @champagne_lallier