Brasil recebe esta semana o HoloLens 2
HoloLens 2 chega ao Brasil nesta semana com foco em negócios Estes óculos de realidade mista focam em melhorar os pontos fracos do modelo anterior, oferecendo o dobro do campo de visão, uma bateria com autonomia mais impressionante e ainda focando no público empresarial. Lançado internacionalmente em fevereiro de 2019, só agora este modelo aporta em terra brasileira podendo custar cerca de 58.000 reais.
O HoloLens 2 é um óculos de realidade aumentada focado no trabalho que a Microsoft anunciou há mais de quatro anos e, começa a ser vendido oficialmente no Brasil. Ainda é um grande óculos com uma viseira enorme que gruda no rosto, mas corrige muitas coisas que faltavam na primeira geração. A primeira é um campo de visão formado por espelhos que refletem a projeção feita pelo laser.
Além das melhorias, esta geração do HoloLens 2 oferece uma área dupla onde o conteúdo coincide com o que seus olhos veem. Há também uma câmera de 8 megapixels na frente, projetada de forma que uma chamada de vídeo pelo Teams permite que a pessoa do outro lado veja o que o usuário está olhando.
A ideia é o suporte remoto, como ajudar no conserto do motor quando um mecânico especializado está do outro lado do planeta. Todo o processamento é feito internamente com os componentes traseiros e esse detalhe equilibra o peso sem forçar para um lado da cabeça.
A bateria suporta cerca de três horas de operação quando tudo está funcionando, incluindo conexão Wi-Fi para chamadas de vídeo. Existem sensores que detectam a localização dos olhos e até da íris para identificar o usuário. O microfone cancela o ruído porque, em algumas aplicações, uma pessoa está em uma fábrica barulhenta e precisa ouvir sua voz com clareza do outro lado da linha. Olha, tudo isso custa dinheiro e não é barato.
É importante pensar nas oportunidades de trabalho, que incluem nomes conhecidos como a Embraer usando o HoloLens 2 para reparos remotos de aeronaves ou o ajuste fino exigido em fábricas no Brasil e no exterior. Outra empresa aeroespacial que utiliza essa ferramenta é a americana Lockheed Martin, que conseguiu reduzir em 100% os erros em dois anos nas áreas onde os óculos foram usados. A Toyota também obteve bons números gastando 20% menos tempo inspecionando os veículos na fábrica.