‘Tarsila: Estudos e Anotações’ reúne projetos raramente exibidos da artista modernista
Exposição reúne croquis e cadernos raros de Tarsila do Amaral (1886-1973) na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano até 25 de maio. Intitulada ‘Tarsila: Estudos e Anotações’, a mostra conta com 110 desenhos da pintora e desenhista brasileira, que é uma das artistas centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti.
Neste caso, estão expostos na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano material criado pela artista raramente visto pelo público. Este é o cerne da exposição ‘Tarsila: Estudos e Anotações’, com peças do Acervo Kogan Amaro pertencente à Fundação Fama – Marcos Amarom, em Itu, que traça toda a trajetória da pintora paulista, a partir de registros originais de figuras e cenas.
De São Paulo aos esboços de obras icônicas, tem-se peças como A Negra. Mas, claro, a coleção também inclui cadernos de viagens ao Oriente Próximo de 1926 e à União Soviética de 1931, além de estudos de obras que nunca foram realizadas. A exposição nas três salas da instituição tem curadoria de Aracy Amaral e Regina Teixeira de Barros.
SERVIÇO
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
Av. Morumbi, 4077 – São Paulo
Telefone: (11) 3742-0077
Terça à domingo – 10h às 17h30 Até dia 25/05.
Ingressos R$ 30,00.