São João 2021: programação especial para a gastronomia, música e entretenimento - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

São João 2021: programação especial para a gastronomia, música e entretenimento

O mês de junho é caracterizado pelas famosas Festas Juninas, onde do norte ao sul do país são encontradas as mais variadas conotações de festejos e danças típicas, ressaltando os costumes e as comidas sempre presentes. Mas em tempos de pandemia, as tradicionais festas tiveram que se reinventar e adaptar-se ao isolamento social, sem fogueiras e sem as grandes quadrilhas que encantam por onde passam. Entretanto, como uma forma de não deixar passar despercebido uma comemoração tão representativa, as tradicionais celebrações juninas podem ser levadas para dentro de casa, com programações intimistas e que se adaptam ao momento atual. Pensando nisso, o Blog Ana Claudia Thorpe selecionou programas que devem fazer parte de sua comemoração especial, mesmo no aconchego de casa. 

AMAB - Blog - Associação dos Magistrados da Bahia

Foto: Divulgação

MÚSICA

A cantora e compositora paraibana Elba Ramalho realizará hoje, 23 de junho, às 22h30, uma live especial para o famoso e tradicional São João de Campina Grande, sendo a atração principal, em seu canal no YouTube. A transmissão contará também com a participação da campeã do Big Brother Brasil, Juliette, também paraibana, e de artistas como Biliu de Campina, João Lacerda Neto e Eliane do Forró. 

Elba Ramalho faz live com Juliette no São João 2021 de Campina Grande-  Viagora

Foto: Divulgação

Amanhã, dia 24 de junho, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), que há 38 anos apresenta concertos com sotaque baiano, apresenta o vídeo musical apelidado como “Memórias Juninas”, com solo de oboé do maestro Carlos Prazeres e participação especial de Caetano Veloso. A transmissão ocorre a partir das 20h, no canal no YouTube da companhia baiana. 

Caetano Veloso: músicas com letras e álbuns | Ouvir na Deezer

Foto: Divulgação

Já na sexta-feira, 25 de junho, será realizado o São João do Felipe Costta, mediado pelo compositor, cantor e instrumentista paraibano Felipe Costta, que já se apresentou no Maior São João do Mundo, em Campina Grande, e atuou ao lado de artistas como Zélia Duncan, Silvério Pessoa e Alcymar Monteiro. A transmissão ocorrerá por meio de seu canal no YouTube, e com seu show de São João, que conta com a participação de sua banda, ressalta que a festividade é presente e atual, convidando os internautas a dançarem, mesmo que seja na sala de casa. 

GASTRONOMIA 

A Padaria Augusta, localizada na Avenida Conselheiro Aguiar, 1980, em Recife, dispõe para seus clientes deliciosos bolos juninos como Pé de Moleque, Macaxeira, Milho e Pamonha de Forno, além de outras comidas típicas de São João como Canjica, Pamonha e Munguzá, todas podendo ser perfeitamente acompanhados por um café artesanal, também disponibilizado pela Padaria. 

Foto: Reprodução/Instagram

O Arvo Restaurante proporciona aos seus clientes a reinvenção e a evolução da culinária regional, sob o comando do Chef Pedro Godoy, na Rua Djalma Farias, 170, Recife. O estabelecimento funcionará com atendimento normal no São João, na quinta, sexta, sábado e domingo, das 11h45 as 16 horas, com deliciosos pratos da gastronomia local, destacando a bebida apelidada como Gonzagão, que possui em sua composição vodka, licor de especiarias, xarope de cocada e suco de milho. 

Foto: Reprodução/Instagram

Olinda abriga o Restaurante Oficina do Sabor, localizado na Rua do Amparo, 335, e sob o comando do Chef César Santos, disponibiliza Bolos Juninos como Pé de Moleque, Milho e Souza Leão para compor o kit apelidado como Trio Nordestino, além de um cardápio junino especial complementado ainda por Bolo de Tapioca e Empadão de Frango, com as encomendas podendo ser feitas pelo fone 81 – 34233331. O restaurante também disponibiliza a sobremesa Sotaque Pernambucano, com Bolo de Rolo, Bolo Souza Leão, Cartola, Baba de Moça e Sorvete de Coco, juntamente com o prato Alceu Tropicana, homenageando o cantor e compositor pernambucano, dispondo de Filé de Pescada Amarela e Camarões Grelhados ao Molho de Gengibre e Mangas em Cubos, acompanhado de Purê de Banana comprida e Arroz de Castanha de Caju. 

Foto: Reprodução/ Instagram

DECORAÇÃO 

Para decorar a casa e entrar no clima junino, a arquiteta Luciana Cavalcanti, apresentou em sua Coluna aqui no Blog Ana Claudia Thorpe, uma edição especial de São João, te ensinando de forma prática como deixar a casa bonita e charmosa para celebrar com as comidas típicas e as músicas tradicionais. Confira através deste link

VISITAÇÃO

O Shopping Guararapes está dispondo do apelidado Espaço São João, com uma cenografia especial de 60 metros quadrados composta por uma mini praça em frente a fachada da capelinha de São João, fogueira, decoração de cactos, balões multicolores, chitas floridas e iluminação que recria o clima de festa de interior. Os interessados podem dar uma passadinha por lá e registrar lindos cliques na cidade cenográfica que possui projeto assinado por Felipe Roderick.

FIGURINO

O figurino especial para curtir o São João é básico e direto: roupas em xadrez, cores vivas e animadas, modelagens rodadas e chapéus de palha. Para isso não há segredo: combinar uma boa calça jeans com uma blusa com estampa xadrez é certeiro, para os mais básicos. Já para os que gostam de se destacar, caprichar com acessórios como cintos com fivelas, lenço no pescoço, pulseiras ou colares de couro, bolsa de franjas e chapéus, deixarão a produção mais caprichada. Quem quiser inovar, pode utilizar também um vestido xadrez com uma jaqueta jeans ou de couro e botas de cano alto ou baixo. 

Look festa junina: como usar e arrasar nessa temporada

Looks para a rapaziada mandar bem no São João! Todo Segundo