Destinos de encher os olhos em Pernambuco - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Destinos de encher os olhos em Pernambuco

Pernambuco tem sido uma rota e inspiração de diversas pessoas, especialmente no que diz respeito ao nosso litoral, que apresenta uma costa belíssima e com diversas possibilidades que encantam tantos com suas águas esverdeadas, cristalinas e morninhas, piscinas naturais e muitos coqueiros, que formam um cenário perfeito para se desconectar da rotina e nem ver as horas passar.

Foto: Divulgação

Muitos cenários são lugares do nosso litoral de Pernambuco com praias de causar inveja a outros estados com uma costa muito maior do que a pernambucana, inclusive com algumas delas listadas entre as melhores do país na parte sul. Municípios como Ipojuca, por exemplo, nos presenteia com a badalada Porto de Galinhas, mas ainda há muito mais a descobrir na área. Nós ajudamos a descobrir essas rotas com um roteiro de lugares especiais munidos de beleza para pousar com o pé na areia.

Foto: Divulgação

– Calhetas

Uma boa opção é se divertir em uma pequena enseada em Cabo de Santo Agostinho, saindo de Recife em direção ao sul. São apenas 37 km até chegar à Praia de Calhetas, que tem menos de 200 metros de extensão. E, uma vez no local, encanta-se com essa área cercada de pedras e muito verde, com águas cristalinas, mornas e calminhas. Além de aproveitar o banho de mar, pode-se colocar uma máscara de mergulho e apreciar os peixinhos enquanto nada e toma sol e ainda se aventurar em uma tirolesa do alto de um mirante entre as pedras até o mar.

Ao sair da água, vale uma parada no Bar do Artur, o mais famoso de Calhetas. O local é simples, mas de altíssimo astral. Serve deliciosos drinques de frutas tropicais e você vai se divertir com as inúmeras fotos de gente famosa que já passou por lá, exibidas por todo o estabelecimento. No mais, pode-se também adicionar uma pitada de história e cultura em sua estada em Cabo de Santo Agostinho, visitando-se a simpática Vila de Nazaré, que é uma das primeiras do Brasil. Ela existe desde o século XVI e abriga joias como a Igreja de Nazaré e as ruínas de um convento carmelita.

Foto: Divulgação

– Muro Alto

Entre os municípios do litoral Sul, decididamente, Ipojuca foi abençoado pela natureza e, em Muro Alto, pode-se relaxar em uma imensa piscina natural azul turquesa em Ipojuca. A cerca de 60 Km de Recife e maior cartão-postal do litoral do estado, Muro Alto  é bastante tranquila e bem menos movimentada do que a vizinha. Localizada a apenas 8 Km de Porto de Galinhas, ela ostenta uma barreira de corais que a torna uma imensa piscina natural de água azul turquesa e um conjunto que se completa pelo paredão de areia, coqueiros e a vegetação de mata Atlântica embeleza ainda mais a paisagem.

E, uma vez em Muro Alto, pode-se passear de caiaque, praticar stand up paddle, andar de jangada, de catamarã, explorar a região de buggy ou mergulhar para ver a rica vida marinha local. O mar pede uma sessão de fotos subaquáticas com água cristalina e tranquila, cheias de peixinhos coloridos.

Foto: Divulgação

– Maracaípe

Próximo a Porto de Galinhas, temos Maracaípe que é mais uma faixa de areia do litoral deste município pernambucano de Ipojuca, que é ideal para quem procura uma viagem mais tranquila ou até romântica. Ao todo são 4 km de areias douradas, emolduradas por um vasto e bonito coqueiral, mar de águas claras, porém de ondas mais agitadas.

Maraca, como é chamada, é um paraíso não só para banho como também para quem ama esportes náuticos, a exemplo do surfe e do kitesurfe. E, por isso, é um destino com boa infraestrutura turística, reunindo bares e restaurantes que servem o melhor da culinária a base de peixes e frutos do mar. E, naturalmente, Maracaípe possibilita um passeio de jangada para as piscinas naturais, caminhada até o Pontal de Maracaípe, que é foz do rio onde este encontra o mar.

Foto: Divulgação

– Serrambi

O circuito de praias mais bonitas de Pernambuco, nesta passagem pelo município de Ipojuca, fecha a 10 km de Porto de Galinhas, com beleza e calmaria. É um destino cheio de sossego e belas paisagens, que se divide em três áreas de praia: Serrambi, Enseadinha e Ponta de Serrambi, que reúne as melhores piscinas naturais do local.

Apesar de bela, não apresenta infraestrutura muito preparada para o visitante, como os demais endereços. O que provavelmente não será um problema se o que você procura é ficar longe das multidões e ter a praia quase que só para si. Então, estique a toalha na areia, dê um mergulho relaxante, caminhe bastante ou se, preferir, faça um passeio de buggy e explore mais a região.

 

Foto: Divulgação

– Carneiros

Na sequência das melhores praias de Pernambuco, a próxima escala é na Praia dos Carneiros, distante 8 km do centro de Tamandaré, acessível somente por uma estradinha de terra. Para muitos, é o trecho de litoral mais bonito do município caracterizada pela sua rusticidade e seu vasto coqueiral à beira-mar, onde alguns coqueiros envergados juntamente com a areia clara e o mar verde e cristalino.

A pouco mais de 100 km de Recife, são oito quilômetros de orla para caminhar com oportunidade de mergulho nas piscinas naturais, que se formam na maré baixa por conta dos arrecifes de corais. E para completar o conjunto desta obra da natureza, há uma igrejinha branca, dedicada a São Benedito, erguida na areia e cercada pelos coqueiros, que é parada obrigatória de quem vem pela praia, a pé ou a cavalo, em um dos passeios de barco pelo local.