Fernando de Noronha ganha novo atrativo rico em história e gastronomia - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Fernando de Noronha ganha novo atrativo rico em história e gastronomia

Nova atração histórica oferece uma das melhores vistas de Fernando de Noronha grátis para moradores e visitantes do arquipélago, que poderão ainda aproveitar para conhecer o mais novo Forte Noronha a partir de hoje. Localizado na Baía de Santo Antônio, o equipamento cultural abrigará um museu imersivo sobre a história do surgimento da Ilha, desde a erupção vulcânica do arquipélago, passando pela base americana na Segunda Guerra Mundial, até os dias atuais.

No quesito infraestrutura, o Forte Noronha conta, nesta fase inicial, com áreas expositivas, mirantes, arquibancada, auditório e mesas compartilhadas, além de bateria de banheiros feminino, masculino e família. Além disso, a fortaleza também abrigará um museu a céu aberto que terá com educadores, que conduzirão os visitantes em passeios com duração de cerca de 30 minutos.

Com acesso gratuito, inicialmente, o equipamento da famosa ilha em Pernambuco abre as portas de forma gradativa para melhor recepção e acolhimento aos noronhenses e turistas, permanecendo aberto todos os dias, das 16h às 22h. No dia 31 de dezembro o Forte funciona das 13h às 20h e no dia 01 de janeiro, a Fortaleza será um dos grandes atrativos na ilha, inclusive com música ao vivo.

Um dos importantes atrativos do Forte Noronha, a partir de hoje, também será a gastronomia, sob o comando da chef Fernanda Wiethaeuper – com passagens no comando da cozinha do Wiella Bistrô (Recife-PE) e recente passagem no Maré (Fernando Noronha) -, o Forte Noronha lançará operação própria no restaurante Paiol, que terá capacidade para até 500 pessoas sentadas. A cozinha será inspirada no próprio hábito local dos noronhenses na preparação do peixe na fogueira, prática realizada desde os primeiros habitantes da ilha. Uma das experiências oferecidas será o tradicional churrasco, uma das principais preferências do brasileiro, aliado à parrilla Argentina com cortes clássicos e itens menos casuais, como polvo e cogumelos.

Outro ponto sobre o Forte Noronha que merece destaque é o compromisso do equipamento com o meio ambiente. Em agosto deste ano (2022) a fortaleza recebeu o Selo de Sustentabilidade Tesouro Verde. O título, que atesta o compromisso do equipamento com práticas voltadas às políticas ESG, tem como principal objetivo a redução dos impactos ao meio ambiente e o gerenciamento responsável do consumo de recursos naturais resultados da atividade do empreendimento. O Forte Noronha promete tornar-se um importante ponto turístico do Brasil, promovendo e incentivando esse incrível destino.