Veuve Clicquot prepara-se para levar sua “Solaire Culture” para Londres - Blog Ana Cláudia Thorpe
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Veuve Clicquot prepara-se para levar sua “Solaire Culture” para Londres

Depois de Tóquio e Los Angeles, a próxima parada de nossa exposição Culture Solaire é Londres, que recebe esta icônica mostra itinerante global da Veuve Clicquot. É a primeira apresentação da marca, que celebra 250 anos da champanhe Maison. Concebido em colaboração com a curadora francesa Camille Morineau e a designer Constance Guisset, oferece uma imersão completa na história da Veuve Clicquot. Uma mostra produzida por mulheres, em homenagem às mulheres. “Madame Clicquot nos mostrou o caminho; guiada por ela, a Maison está comprometida em apoiar mulheres ousadas e criativas que traçam um caminho para as próximas gerações.” Carole Bildé, Diretora de Marketing e Comunicação. De fato, em 1805, Madame Clicquot assumiu as rédeas da Maison e se tornou uma das primeiras empresárias dos tempos modernos. Rompendo as barreiras para as mulheres de sua época, ela ficou conhecida como la grande dame de la Champagne.

A exposição Solaire Culture foi inaugurada em 16 de junho de 2022, no Jing em Tóquio. Ele ilumina os 250 anos de legado, savoir-faire e cultura de Veuve Clicquot. A exposição também exibe algumas joias extraordinárias: um retrato de Madame Clicquot reinterpretado pelo artista de renome mundial Yayoi Kusama, 20 documentos históricos notáveis, incluindo uma carta assinada por Madame Clicquot e uma garrafa original de Veuve Clicquot da década de 1840 – uma descoberta épica no Báltico Mar após um naufrágio.

Com base em uma longa tradição de inovação e criatividade, a Maison estabeleceu um diálogo entre seu legado e a visão decididamente contemporânea de Camille Morineau e Constance Guisset. Concebida como uma experiência e apelativa a todos os sentidos, esta viagem por dois séculos e meio de “Clicquot Culture” celebra a criatividade, o otimismo e a ousadia, chegando aos dias de hoje com obras contemporâneas marcantes especialmente encomendadas para a exposição.

A Solaire Culture é também uma exposição 100% feminina. Para expressar a herança de Veuve Clicquot de forma contemporânea, e como um tributo à audácia de Madame Clicquot, Camille Morineau reuniu pela primeira vez 10 artistas femininas ousadas e renomadas, incluindo a icônica Yayoi Kusama e a artista de mangá Moyoco Anno, mas também Inès Longevial, Tacita Dean, Cece Philips, Rosie McGuinness, Pénélope Bagieu, Olimpia Zagnoli, Sheila Hicks e Monique Frydman. Cada um recebeu carta branca e entregou uma obra de arte original inspirada em Madame Clicquot e suas invenções, que revolucionaram o mundo do champanhe.

 

Quando François Clicquot faleceu em 1805, apenas sete anos após seu casamento com Barbe-Nicole Ponsardin, a veuve (viúva em francês) optou por continuar os negócios de vinho e têxteis de seu falecido marido. A mulher de 27 anos tomou corajosamente as rédeas da empresa, tornando-se uma das primeiras mulheres de negócios no século XIX a dirigir um empreendimento internacional. Embora a empresa tenha sido originalmente fundada em 1772 pelo pai de François, Philippe, foi somente quando Barbe-Nicole assumiu o comando que ela se transformou em Veuve Clicquot, uma das maiores e mais populares casas de Champagne do mundo. Seu espírito livre, sua ousadia e seu profundo otimismo continuaram a inspirar a Maison e, por meio de sua presença global, irradiar em todo o mundo: esta é a Cultura Solaire.

Agora, a marca icônica está comemorando seu 250º aniversário, prestando homenagem a sua matriarca com a Solaire Culture, a primeira exposição itinerante global da empresa. A experiência evoca o legado da Veuve Clicquot através de uma variedade de instalações – incluindo obras de 10 artistas mulheres que foram convidadas a criar peças originais inspiradas na Madame Clicquot e na casa de Champagne.  “É muito raro poder celebrar os 250 anos de uma empresa – estamos muito orgulhosos disso”, disse Jean-Marc Gallot, CEO da Veuve Clicquot.  “O nome da empresa é Veuve Clicquot, e tudo o que fazemos está no espírito da Madame Clicquot – um espírito de audácia e empreendedorismo”, acrescentou. Esse espírito, de acordo com Gallot, também está presente no tema geral “Solaire”.

A exposição é gratuita mediante reserva e acessível a qualquer pessoa maior de 21 anos. Além das obras de arte, o espaço inclui mais de 80 objetos de arquivo e peças históricas. Os destaques incluem uma garrafa Veuve Clicquot descoberta no Mar Báltico em 2010 que data de um naufrágio da década de 1840, além de cartazes vintage, uma exposição de rótulos históricos e uma carta original escrita por Madame Clicquot.  Há também salas imersivas que evocam os vinhedos e adegas da Veuve Clicquot, além de um pequeno filme sobre segredos vinícolas e um tributo ao aparecimento da marca na cultura pop. “É realmente uma exposição fantástica porque estamos celebrando uma grande mulher que foi muito ousada e audaciosa”, disse Guisset sobre sua inspiração para o design, que evoca o amarelo da marca e as cores de um nascer do sol por toda parte. “É realmente uma celebração de sua honestidade, e do fato de esta marca ser realmente ensolarada com muita surpresa e felicidade por dentro. O design reflete os valores da marca”, destaca.