Conheça o trago cremoso e picante do melhor do melhor single malt - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça o trago cremoso e picante do melhor do melhor single malt

O Concurso Internacional de Vinhos e Destilados (IWSC) premia os destilados mais excepcionais de todo o mundo, dando a cada um uma pontuação de 100. A edição de 2023 viu várias bebidas de qualidade recebendo medalhas – duplo ouro, ouro, prata, bronze. E de milhares de entradas de uísque, Glenturret Triple Wood 2022 foi coroado o melhor escocês single malt com 99 pontos.

Nesta que é uma das competições mais prestigiadas do mundo, ganhou destaque por vários motivos este rótulo escocês produzido pelos nomes mais antigos da Escócia no ramo – que datam de 1763. Este é um uísque doce e picante da destilaria mais antiga da Escócia que despertou curiosidade por seu baixo preço.

Envelhecido em três tipos de madeira e com 45% ABV, o Glenturret custa apenas US$ 55 (R$ 300,00 aproximadamente). Dando-se uma olhada mais profunda neste que é o melhor uísque escocês do mundo, ele é bem conhecido por ser uma parte fundamental do blended Scotch The Famous Grouse favorito da Escócia, que também inclui The Macallan e Highland Park.

No entanto, ultimamente, tem estado nas manchetes por seu novo Prowess de 33 anos, picante e terroso. O que realmente gerou uma onda de falatório em torno da marca, no entanto, foi o Triple Wood 2022 – um uísque suave considerado o melhor do mundo. É destilado usando métodos tradicionais – uma marca registrada da marca. Isso inclui washbacks de madeira, processos lentos, esmagamento manual e corte do espírito a olho.

 

Embora não tenha uma declaração de idade, como o nome sugere, o trago foi amadurecido em três barris – American Sherry, European Sherry e Bourbon. A recompensa é um derramamento dourado que tem notas de frutas secas, carvalho e baunilha no nariz. Cada gole é doce e cremoso, com notas de pêssego, canela, gengibre cristalizado, laranja, chocolate amargo e pimenta. O acabamento é cremoso, suave e sutil. O uísque vem em uma impressionante garrafa pesada projetada pela luxuosa marca de arte em vidro Lalique.

 

 

O painel da IWSC – que inclui os mestres liquidificadores David Stewart e Richard Paterson –, entretanto, descreveu-o como: “Uma delícia turca de verão com aromas de passas doces, marmelada e flor de laranjeira com um rico paladar de bolo de frutas, notas de açúcar mascavo e mel, com uma textura cremosa de toffee no final.”

 

Outras expressões da marca que ganharam medalhas incluem o uísque Scotch Single Malt Release 2022 de 10 anos (95 pontos), Release 2022 de 15 anos (95 pontos) e Whiskey 2020 Maiden Release de 12 anos (95 pontos). O lançamento de 2022 de 7 anos, o lançamento de 2022 de 12 anos, o lançamento de 2021 de Peat Smoked de 10 anos, o lançamento de estreia de 2020 de Peat Smoked de 10 anos e o lançamento de estreia de Triplewood 2020 receberam medalhas de prata.

Cerca de 23 uísques escoceses foram avaliados em 98 – pouco menos de um ponto para corresponder ao Triple Wood 2022. Destes, 21 são single malts e 3, blended whisky. Cerca de 105 escoceses têm uma pontuação entre 95 e 97 – o que lhes vale uma medalha de ouro. Originalmente conhecida como Thurot Distillery, Glenturret está situada às margens do rio Turret nas Highlands escocesas. Sua história abrange tanto a produção ilegal quanto a legal.

A fonte de água Loch Turret flui sobre o granito nas Montanhas Grampian – produzindo água excepcionalmente suave que é perfeita para a produção de uísque. Dito isso, só recentemente começou a oferecer expressões de single malt – com opções populares sendo as de 10, 12, 15 e 21 anos. As expressões de 25 e 30 anos, entretanto, são difíceis de encontrar.