Vem aí a 21ª Semana Nacional de Museus com "Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar" - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Vem aí a 21ª Semana Nacional de Museus com “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”

Em 2023, a Semana Nacional de Museus traz o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, destacando a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiando três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra. A Resolução do ICOM “Sobre a sustentabilidade e a implantação da Agenda 2030, Transformando nosso mundo” propõe que todos os museus têm um papel a desempenhar na formação e criação de futuros sustentáveis, e podem fazer isso por meio de programas educacionais, exposições, divulgação e pesquisa.

Nessa edição, mais de 1.100 museus e instituições culturais e educativas em todo o Brasil participarão da temporada de eventos, promovida pelo Ibram anualmente para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A ação destaca a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade, apoiando três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

O evento Conexão no Museu, que acontecerá no dia 20 de maio, dentro da programação da 21ª Semana Nacional de Museus, trará momentos de conteúdo com convidados muito especiais, networking, vivências de musicalização, arte e visita às exposições do Museu do Estado de Pernambuco – MEPE. A programação terá dois momentos, o primeiro das 14h às 15h30 e o segundo das 15h30 às 17h, com vivências de música, arte e visitas às exposições do museu. Além disso, haverá uma ação social em prol da campanha de dignidade menstrual para 70 meninas de 12 a 15 anos da ONG Movimento Inspire, com a distribuição de kits de higiene.

A UNiIFAFIRE será parceira do Museu Louis Jacques Brunet na 21ª Semana Nacional de Museus e oferecerá uma oficina de Mumificação e Taxidermia de pequenos animais no Laboratório de Zoologia da UNIFAFIRE, localizada na Av. Conde da Boa Vista, 921 no Bairro da Boa Vista. A oficina ocorrerá em duas turmas, uma no dia 18.05 e outra no dia 19.05, das 14h às 18h, com o ministrante da oficina sendo o prof. Cledsom Amorim, biólogo e taxidermista de pequenos animais – UPE Campus Garanhuns. A inscrição para estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) é cobrada no valor de R$ 15,00, e para os demais públicos, R$ 20,00. Os valores arrecadados serão destinados para o deslocamento e estadia do ministrante, que é da cidade de Garanhuns, e para a compra do material utilizado. A oficina terá certificação. No dia 18.05 pela manhã, o prof. Cledsom Amorim ministrará a oficina para alguns estudantes das ERENS Ginásio Pernambucano e Sizenando Silveira.