Conheça o Monte Saint-Michel, Imponente Fortaleza na Ilha - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça o Monte Saint-Michel, Imponente Fortaleza na Ilha

O Monte Saint-Michel é um castelo situado em uma ilha na França, que possui uma rica história e é considerado Patrimônio Mundial da Unesco desde 1979. Há mais de mil anos, operários começaram a construção de uma abadia gótica no local, uma impressionante estrutura de três andares que alcança 35 metros de altura.

Inicialmente, o Monte Saint-Michel desempenhou o papel de fortaleza durante a Guerra dos Cem Anos, que ocorreu entre 1337 e 1453. Durante três décadas, a fortaleza resistiu a uma invasão dos ingleses. Posteriormente, durante a Revolução Francesa, que ocorreu entre 1789 e 1799, o castelo foi transformado em uma prisão que abrigou mais de 14 mil prisioneiros, muitos dos quais eram políticos de alto escalão da revolução.

Atualmente, o Monte Saint-Michel é considerado uma “maravilha do mundo ocidental” e atrai mais de 3 milhões de visitantes anualmente, incluindo peregrinos. Antes da Primeira Guerra Mundial, o local se tornou uma atração turística mundial, oferecendo diversas opções de hospedagem, desde acampamentos até hotéis.

No mês de maio de 2023, durante o fim de semana da Ascensão, o Monte Saint-Michel recebeu cerca de 33 mil pessoas, um número que surpreendeu os funcionários, pois não esperavam tantos visitantes. Para comemorar o aniversário do monumento, durante o mês de junho, estão sendo realizados vários eventos, como concertos, conferências e um espetáculo de luzes. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a história e a arquitetura do local através de uma exposição que estará em exibição até o final de novembro.

O Monte Saint-Michel continua encantando turistas de todo o mundo, sendo o verão a época mais movimentada para visitá-lo. Sua beleza arquitetônica, sua história fascinante e a atmosfera única de estar em uma ilha tornam esse castelo uma atração imperdível para quem visita a França.