Mônica ganha exposição memorável para celebrar seus 60 anos na Casa das Rosas - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Mônica ganha exposição memorável para celebrar seus 60 anos na Casa das Rosas

A exposição “Mônica 60 Anos – Sempre Fui Forte” na Casa das Rosas já é um fenômeno de sucesso desde a sua inauguração em 20 de dezembro. Com mais de 40.000 visitantes até o último domingo, a mostra, que celebra seis décadas da personagem icônica de Mauricio de Sousa, oferece uma imersão rica em objetos históricos e obras inéditas. A curadoria de Jacqueline Mouradian, da Mauricio de Sousa Produções, realizou um meticuloso processo de montagem ao longo de um ano.

A exposição, gratuita e aberta até 20 de fevereiro de 2024, proporciona aos fãs de quatro gerações a oportunidade de explorar a evolução da Mônica em diversas facetas, desde as tirinhas que a consagraram até sua presença em telas de cinema, palcos de teatro, exposições e campanhas memoráveis.

Entre os destaques, a “Sala da Mônica” é uma homenagem a Mônica Sousa, filha de Mauricio de Sousa e inspiração para a criação da personagem. O espaço apresenta sua mesa de trabalho e estantes originais do escritório, proporcionando uma visão íntima da mente criativa por trás da Turma da Mônica. Na parede, uma exibição de objetos de campanhas e produtos licenciados com a figura da Mônica.

A “Estrelinha Mágica”, personagem que encantou em tirinhas, séries e até em um filme próprio, está representada por seu brinquedo original na estante da sala verdadeira da Mônica. Esta estrela com rosto que acendia e apagava era uma presença especial para anunciar e celebrar o Natal.

A sala dedicada ao nascimento da personagem exibe o berço com a primeira tirinha de Mônica, publicada em 1963. Foi em 3 de março desse ano que Mauricio de Sousa deu vida à futura protagonista na 18ª tira do Cebolinha.

O sucesso de Mônica nas telonas também é celebrado, com uma sala dedicada ao seu impacto no audiovisual, apresentando uma linha do tempo de todas as produções, incluindo objetos utilizados nas gravações, como a bicicleta do filme “Laços” (2019).

O Sansão, o coelho de pelúcia original que pertenceu à filha de Mauricio, é uma presença emocionante na sala do nascimento da personagem. Ganho aos 5 anos de idade, o coelho teve sua primeira aparição nas tirinhas junto com Mônica.

A exposição apresenta ainda dois quadros inéditos de Mauricio de Sousa na seção “História em Quadrões”, onde ele recria pinturas clássicas com os personagens da Turma da Mônica. Uma dessas obras, intitulada “Mônica com Plano Infalível”, é uma releitura da Maria de Borgonha, do pintor austríaco Niklas Reiser, criada em 2021 com tinta acrílica.

O “Mundo dos Palcos” é explorado em uma sala que exibe figurinos originais utilizados na peça “Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta”, estreada em 2013 e criada por Fause Haten. Outra sala se dedica à evolução dos quadrinhos da Mônica, com uma linha do tempo destacando as mudanças nos desenhos ao longo dos anos e enfocando o sucesso internacional da personagem.

A exposição Mônica 60 Anos na Casa das Rosas é uma jornada cativante pelos marcos históricos da personagem, oferecendo aos visitantes uma experiência única para reviver e apreciar a trajetória de uma das figuras mais queridas da cultura brasileira.