Senado Federal celebra 200 anos com concerto histórico Celebra - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Senado Federal celebra 200 anos com concerto histórico Celebra

No próximo dia 25 de março, uma ocasião memorável marcará os 200 anos de história do Senado Federal brasileiro. O renomado maestro João Carlos Martins liderará um espetáculo singular em parceria com o aclamado diretor Jorge Takla, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, às 20h. Sob o título “Senado 200 anos: uma jornada histórica rumo ao futuro”, o concerto promete ser uma celebração envolvente da trajetória da instituição ao longo dos séculos.

O evento, que contará com a participação da recém-criada Orquestra Bachiana Jovem SESI SP, dirigida pelo maestro Edson Beltrami, promete ser um marco na iniciativa privada, evidenciando o potencial de exportação cultural do Brasil. Com um repertório que abrange desde os clássicos de Carlos Gomes até as composições contemporâneas de Chico Buarque e Tom Jobim, o concerto oferecerá uma viagem musical pelas diferentes fases da história do Senado, destacando sua importância na construção da identidade nacional.

Foto/ Fonte: Divulgação/ Cortesia Thiago Cunha (Fotógrafo)

Além da riqueza musical, o espetáculo integrará telões que narrarão a trajetória do Senado ao longo dos 200 anos, oferecendo uma experiência audiovisual imersiva para o público presente. A iniciativa visa não apenas celebrar a diversidade cultural do Brasil, mas também conscientizar sobre os valores democráticos que têm sido fundamentais na jornada do país.

O maestro João Carlos Martins expressou sua empolgação com a estreia da Orquestra Bachiana Jovem SESI SP neste evento histórico, destacando-a como um momento significativo para a cultura brasileira. O concerto também contará com participações especiais de Juliana Taino, Jean William e Raquel Paulin, enriquecendo ainda mais a experiência musical.

Foto/ Fonte: Divulgação/ Cortesia Thiago Cunha (Fotógrafo)

Segundo Jorge Takla, diretor musical do espetáculo, o concerto busca criar uma experiência emocionante, onde a música e as imagens relacionadas aos 200 anos do Senado se fundem para transmitir uma mensagem de democracia, diversidade e esperança. O evento será transmitido ao vivo pela TV Senado, SESC Brasil no YouTube e o canal do SescTV, permitindo que espectadores de todo o país participem dessa celebração única.

“Senado 200 anos: uma jornada histórica rumo ao futuro” promete ser uma celebração grandiosa da trajetória do Senado Federal, destacando seu papel na construção da identidade nacional brasileira e reafirmando a importância da cultura e da arte na promoção dos valores democráticos. Com uma fusão de música, história e emoção, o concerto promete cativar e inspirar o público, deixando uma marca indelével neste bicentenário histórico.

Foto/ Fonte: Divulgação/ Cortesia Thiago Cunha (Fotógrafo)