Sem Fronteiras, a Osesp e o novo Quinteto Osesp performam neste fim de semana
Dando continuidade à Temporada 2023 – Sem Fronteiras, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp se apresenta na Sala São Paulo entre quinta-feira (27) e sábado (29) com o regente francês Pierre Bleuse – fazendo sua estreia em nosso palco – e o pianista ucraniano-australiano Alexander Gravrylyuk. O programa terá obras de dois grandes mestres: o Concerto para Piano nº 3, do ucraniano Sergei Prokofiev, e a Quinta Sinfonia do russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky.
Neste ano, o tradicional Quarteto está em ano sabático, mas a música de câmara continua presente com o novo Quinteto Osesp, formado pelas violinistas Amanda Martins e Sung Eun Cho, pelas violistas Maria Angélica Cameron e Sarah Nascimento, e pela violoncelista Jin Joo Doh, todas elas integrantes de nossa Orquestra. O novo corpo artístico abre sua série de recitais na Sala São Paulo no próximo domingo (30), às 18h, com obras de Mozart (o “Quinteto de Cordas nº 3”) e Brahms (seu “Quinteto de Cordas nº 1”) no repertório. Vale lembrar que as performances da Osesp de sexta-feira (28), às 20h30, e do Quinteto Osesp no domingo serão transmitidas ao vivo no canal oficial da Osesp no YouTube.
No Concerto para Piano nº 3 em Dó Maior, de Sergei Prokofiev (1891-1953), cuja estreia aconteceu em 1921 nos Estados Unidos, é impressionante a riqueza de nuances, os contrastes entre os gestos românticos e modernistas, as mudanças abruptas de caráter, o tenso e intenso diálogo entre piano e orquestra, bem como a unidade alcançada a despeito da enorme gama de materiais utilizados. As citações do passado romântico são realizadas com distanciamento, ironia e humor, não havendo qualquer espécie de apelo nostálgico.
A Sinfonia nº 5 de Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) foi composta em 1888, quando o compositor estava com 48 anos de idade, no auge da carreira (ele morreria cinco anos depois). No arcabouço sinfônico consolidado pela tradição alemã, Tchaikovsky enfatiza o material melodioso, exacerba a dramaticidade, dá alguma voz solista a quase todos os instrumentos, reitera os temas copiosamente e se aventura em digressões emotivas arriscadas, mesmo aos ouvidos de um romântico europeu. A profusão de melodias populares russas e eslavas que Tchaikovsky disseminou pelos quatro movimentos está mais concentrada justamente no “Finale”. E, se nos detivermos nas demoradas notas no registro mais grave dos contrabaixos e fagotes ao fim do primeiro movimento, não será difícil ouvir ali a voz dos baixos profundos dos coros sacros da Igreja Ortodoxa russa.
PROGRAMAS
TEMPORADA OSESP: PIERRE BLEUSE E ALEXANDER GAVRYLYUK
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
PIERRE BLEUSE regente
ALEXANDER GAVRYLYUK piano
Sergei PROKOFIEV | Concerto nº 3 para Piano em Dó Maior, Op.26
Pyotr Ilyich TCHAIKOVSKY | Sinfonia nº 5 em Mi Menor, Op.64
TEMPORADA OSESP: QUINTETO OSESP
QUINTETO OSESP
Wolfgang Amadeus MOZART | Quinteto de Cordas nº 3 em Dó Maior, KV 515
Johannes BRAHMS | Quinteto de Cordas nº 1 em Fá Maior, Op.88
SERVIÇO
27 de abril, quinta, às 20h30
28 de abril, sexta, às 20h30 – Concerto Digital
29 de abril, sábado, às 16h30
30 de abril, domingo, às 18h00 [Quinteto Osesp] – Concerto Digital
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos
Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares
Recomendação etária: 07 anos
Ingressos: Entre R$ 50,00 e R$ 258,00 [Osesp] e entre R$ 60,00 e R$ 143,00 [Quinteto Osesp] (preços inteiros)
Bilheteria (INTI)
(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.
Estacionamento: R$ 28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para portadores de necessidades especiais; 33 para idosos.